sábado, 26 de junho de 2010

O SEGREDO MAIS SINCERO DE LEILA PINHEIRO

A primeira vez que vi e ouvi Leila Pinheiro foi durante um Festival de Musica Brasileira da Rede Globo de Televisão, e se não me falha a memória estávamos na década 80. Uma jovem linda que entoava uma canção chamada “Verde” e ecoava em meus ouvidos como algo novo entre as grandes DIVAS de nosso cancioneiro.

Leila não trazia sotaque nenhum em sua límpida voz, e a ausência tão sentida pela morte de Elis Regina parecia que ia sendo preenchida pelo frescor da cantora que chega através de forma independente ao vinil mostrando coragem e força até então únicas.

Passado esse período nada mais ouvi falar sobre Leila Pinheiro, até que um dia em minhas incursões pela sessão de LPs da já extinta Lojas Mesbla, no centro velho da cidade de São Paulo, me deparo com um belo LP de capa impecável chamado “Olho Nu” de 1986.

Neste LP estava a belíssima canção de Frejat e Cazuza intitulada “Todo Amor que Houver nesta Vida” que me fez passar a acompanhar Leila por todos seus trabalhos. Foi aí que ela virou uma de minhas DIVAS mais apaixonadas.

Já em 1988 com o LP “Alma” e a gravação de “Tempo Perdido”, de Renato Russo, Leila torna-se para mim a estrela maior de uma MPB que tem voz feminina e uma coragem única no universo musical do mundo.

Passados mais de duas décadas, me deparo com o a obra prima que acaba de sair pela gravadora Biscoito Fino, um CD de capa absurdamente nostálgica e extremamente feliz, que trás uma foto dos anos 80 de Leila Pinheiro e Renato Russo juntos. Um CD onde Leila Pinheiro só canta canções de Renato e da banda legião urbana.

Mais uma vez Leila Pinheiro mostra-se corajosa e marca sua carreira com uma obra prima que tem o belo titulo: “Meu Segredo mais Sincero”. É preciso ter este CD em casa, no carro, na escola, no MP3, no Ipod, enfim, é básico ouvi-lo.

Minha torcida agora é para que em seguida venha um show cheio de mais surpresas e que possamos ter o registro de um DVD com as imagens de Leila cantando Renato e Legião, o Brasil precisa deste canto, deste show, deste DVD, o Brasil precisa mais que nunca de muitas ‘Leilas’ Pinheiro!

Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: