sábado, 25 de dezembro de 2010

ÁUREA MARTINS E AS JUDIARIAS DAS CANÇÕES DE HERMINIO BELLO DE CARVALHO.














Quarenta anos de carreira e pouquissimos registros em LP ou CD mostram o quanto o mercado fonografico brasileiro tem sido injusto com os talentos impares que nosso país possue em seus mais diferentes e longincuos cantos e reconcavos. Falo sobre Áurea Martins que agora toma toda minha casa ao cantar em meu player e assim tornando-a mais bonita.

A voz de Áurea Martins me traz sempre um misto de paz e melancolia que embreaga minha alma e me absorve transportando-me para o universo dos poetas que, luxuosamente, ela escolhe para interpretar, desta vez são só canções do mais belo dos belos poetas vivos de nossa MPB ninguém menos que Hermínio Bello de Carvalho.

A gravadora Biscoito Fino retomando sua vocação principal de dar vez e voz colocando no mercado os talentos esquecidos pela grande mídia, coloca a nossa disposição o CD de Áurea Martins intitulado “De Ponta Cabeça” obra prima merecedora de muitos, mas muitos aplausos e que todos estejam em pé para essa merecida aclamação.

Estão neste trabalho os classicos do compositor, alguns que já estão no inconsciente coletivo de todo o povo brasileiro como “pressentimento”, “cobras e lagartos” e “via crucis”, canções de uma beleza única e que foram imortalizadas nas vozes de outros tantos interpretes e ganham vida nova e definitiva na voz crua de Áurea Martins.

Que me perdoem os outros interpretes das canções de Herminio Bello de Carvalho, mas ouvir na voz de Áurea Martins versos como “... unca mais vai beber minahs lágrimas, não vai não / me fazer de gato e sapato, não vai mesmo não...” é coisa para os deuses do Olimpo, que deveriam estar de joelhos venerando esta dama da canção quando de suas interpretações para este CD gravado de forma explendia e cheia de inspiração.




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: