

De tempos em tempos surge no cenário musical brasileiro cantoras que parecem serem moldadas para cantar qualquer tipo de canção, sorte nossa viver num lugar como este que é repleto de vozes femininas que nos tocam a alma e nos fazem crescer, amar, envelhecer embalado por seus sons.
Ao ouvir o Cd “Nossa Alegria” da belissima cantora Manu Santos lançado recentemente pela Sala de Som temos a sensação de estarmos diante de uma grande interprete do cancioneiro nacional, tamanha é sua versatilidade e brejeirice.
Manu Santos neste trabalho repleto de alegrias passeia por entre compositores consagrados como, Ivan Lins, Fito Paez,Caetano Veloso, Gilberto Gil e João Donato e pelos quem andam se consagrando no cenário mais atual como Fred Martins e Moaciar Luz.
Mas Manu Santos mostra mesmo sua alegria nas canções de Rodrigo Santiago compositor com o qual também divide parceiria, são nestes momentos do CD que podemos perceber o quanto é importante a chegada de Manu Santos neste cenário de vozes femininas que emoldura a M.P.B. há tanto tempo.
É impossivel não se apaixonar por esta cantora, é impossivel não desejar ouvi-la mais e mais, principalmente quando nossa casa fica completamente tomada por sua voz quando canta de Rodrigo Santiago - “Canto pro mar” que diz assim:
Alegria só vem
Quando toco nas ondas do mar
É que maré me encanta
Foi coral que mandou me chamar
Na noitinha me deito
Com água salgada nos olhos e fico a lembrar
Que a alegria só vem
Quando toco nas ondas do mar
Quando o berimba canta
É na angola de areia molhada
Que vou pontear
Da nascente ao delta
Quero ser o ciclo das águas no ar
O meu sonho é ser nuvem de chuva
Pra seca não proliferar
Alegria só vem
Quando toco nas ondas do mar
Madrugada, desejo chegar no horizonte
Através do caminho lunar
Pra voar com a espuma mais alva
Que o vento me sopra de lá
Eu pertenço ao espelho cristal reluzente
Mais belo que há
E a alegria só vem
Quando toco nas ondas do mar.
Que venha rapidamente outros sons na voz de Manu Santos e muitos shows e mais canções de Moacyr Luz, Rodrigo Santiago, Fred Martins, Ivan Lins, Gilberto Gil ...
Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
André Luis Moura de Menezes
Correção afetiva