quarta-feira, 28 de julho de 2010

TECENDO COM PERFEIÇÃO O CANTO, CARLOS NAVAS NOS APRESENTA UM MAGNÍFICO TECIDO.
















“... Reconheço a elegância do esculacho, e o poder criador da criatura, a coragem que mora na paúra e o valor da derrota quando venço ...” É isto que nos canta Carlos Navas na oitava música do Cd “Tecido” que a Lua Music acaba de lançar e é uma composição de Edu Krieger é de longe o trabalho mas elegante da M.P.B. nos últimos anos.

Percebe-se desde a capa do Cd que o cantor Carlos Navas conseguiu apurar ainda mais seu gosto estético, pois as cores, a fotografia e a concepção gráfica deste trabalho nos coloca dentro de um charmoso atelier de alfaiate hoje tão raros em nossas mega cidades.

As canções escolhidas realçam a magnitude da voz de Carlos Navas, que a meu ver, desde o aparecimento de Emilio Santiago, nem outro cantor de nossa música tem as qualidades vocais que Carlos Navas nos apresenta, sempre que de sua boca as primeiras notas de uma canção são emitidas.

Fora a belíssima voz, Carlos Navas nos mostra uma seleção de canções que vão de fato formando o corpo deste Tecido encantador que podemos cobrir o corpo durante um dia de intenso calor, assim como pode nos agasalhar durante uma noite de frio rigoroso no inverno.

Entre os compositores estão lá composições de Paulo Padilha com a suave “Onde o Vento se Inventou”, Fred Martins e Marcelo Diniz na bela “Contramão”, a irmã de Tetê, Alzira, e com sua “Quem Sabe”, uma das canções mais belas de Paulo Cesar Pinheiro em parceria com Mario Gil “Nove Luas” que diz mais ou menos assim .”.. Eu parti na lua cheia /pra correr o mar/ só aprei aqui para mercar/ mas vi o mar no olhar de uma mulher/ puxando com a força da maré ...”

Como ousadia e bom gosto não lhe faltam, Carlos Navas ainda regrava uma canção de Ritchie com Bernardo Vilhena “ Vôo de Coração” trazendo ares novos a tempos do passado tão singelos, ainda encontramos Kleber Albuquerque na bela homenagem aos palhaços – “Hino dos Palhaços de Semáforo”.

E encerrando o CD uma canção que se tornou um clássico popular na voz de Bezerra da Silva – “Seqüestraram Minha Sogra”. Achou estranho? Parece que não cabe em tão sofisticado trabalho tal canção? Engano seu!! Compre o CD e delicie-se com o que é certamente o melhor CD de 2010.

Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: