domingo, 13 de novembro de 2011

ALCIONE – DUAS FACES EM SESSÕES DE PURA MAGIA.






Conheci Alcione através de meu pai, nos anos 70, ele que é fã incondicional das vozes de: Angela Maria, Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Nora Ney, Isaurinha Garcia entre outras tinha duas novas cantoras como suas prediletas: Alcione e Clara Nunes.

O primeiro LP que chegou aqui em casa, carregando um enorme sorriso e uma alegria que nunca vou esquecer, de meu pai, é aquele em que ela canta com toda sua exuberância vocal a canção que diz assim: ... Vê, por aquela janela Entre a sola e o salto do sapato alto dela Vê, por ali pelo vão Entre a sola, o salto do sapato alto dela e o chão ...

A canção que então Gilberto Gil fizera para Alcione me fazia imaginar literalmente a cena que era desvelada aos meus ouvidos pela voz de Alcione, desde então não ouve um LP, CD ou DVD que Alcione tenha lançado que não esteja aqui em nossa casa.

O CD e DVD lançado recentemente pela gravadora Marrom Musica em parceria com a gravadora Biscoito Fino, comemora os 40 anos de carreira cantora e se chama “Duas Faces – Jam Sessions”, na verdade estes produtos são apenas a metade do projeto que comemora essas quatro décadas de Alcione na MPB, a outra parte chegara logo e se chamara “Duas face – na Mangueira”.

Este “Duas Faces – Jam Sessions” reúne na bela casa de Alcione no Rio de Janeiro, alguns de seus amigos, que com ela dividem um repertório nunca antes gravado pela cantora, estão presentes, Áurea Martins, Maria Bethânia, Emilio Santiago, Martinho da Vila, Lenine e Djavan.

Para mim que sempre sonhei ouvir a voz de Alcione voando por ai, fora do universo do samba, trata-se de um presente daqueles que nunca sonhamos receber, afinal estão lá canções como a comovente “Comme ils disent” de Charles Aznavour interpretada com tamanha força que chega a comover.

Assim como é um deleite para deuses ouvi-la dividir os vocais com Áurea Martins (a mais emblemática das cantoras brasileiras em minha opinião) a obra prima de Dolores Duran: “Pela Rua”, e ainda é possível se deliciar com a homenagem a Angela Maria prestada ao interpretar “Rua sem sol”.

A alegria é contagiante quando Lenine e Martinho da Vila entram em cena, ou melhor na sala de Alcione, para derramar simpatia e alegrias vocais com as canções: “Evolução” e “Ilha de Maré”, nem parece que faz 40 anos que esta maranhense nos toca com sua musica e vive em nossas casas em lugar que só ocupa aqueles que nos fazem bem ao coração!.

Que a outra face gravada na Mangueira chegue logo !


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Nenhum comentário: