terça-feira, 1 de novembro de 2011

"MÚSICA DE BRINQUEDO AO VIVO" GRANDE DVD!







A cada dia que passa, penso que uma das saídas para a decadência do ensino publico no Brasil, é uma mega injeção de cultura nos ambientes escolares. Precisamos de muitos CDs, DVDs, livros de todas as cores e de todos os sons e formas, só assim vamos sair dessa situação, falo isso porque desde que chegou por aqui o DVD do grupo mineiro Pato Fu – “Música de brinquedo ao vivo”, com participação dos bonecos do grupo giramundo, não faço outra coisa se não imaginar como utilizá-lo com a criançada lá nas escolas onde trabalho.

Desde que Adriana Calcanhoto vestiu o personagem Partimpim nada na MPB havia me empolgado tanto no sentido de pensar novas praticas educativas com os meninos e meninas que freqüentam o ensino publico pelo Brasil afora, “Música de brinquedo ao vivo” chega recheado destas possibilidades lúdicas.

Já havia escrito sobre o CD que antecedeu este DVD e agora vendo no palco músicos incríveis tocando maravilhosamente bem, canções entronizadas em nossos corações, com brinquedos musicais que podemos encontrar em qualquer parte de nosso bairro e ou cidade, penso o quão é simples o ato de recriar e criar a beleza dos sons!

Certamente qualquer criança irá se envolver com as imagens do show, pois além de ser singelo é carregado de uma simplicidade que chega a comover. Permite nos imaginar que qualquer um pode extrair sons e fazer música com um simples apito ou um pequeno chaveirinho de bolso.

A seleção das canções lindamente interpretadas por Fernanda Takai vocalista do grupo, vão de clássicos de Elvis Presley a sucessos imbatíveis do próprio grupo Pato Fu, a mais bela canção de John Ulhoa intitulada: “Simplicidade” está no miolo do show e diz assim: ... vai diminuindo a cidade / vai aumentando a simpatia / quanto menor a casinha / mais sincero o bom dia ... genial...

A participação no show dos bonecos do grupo giramundo é um espetáculo a parte e nos torna a todos “crianças apaixonadas pela música”. Tamanha doçura deveria ser entregue em todas as escolas do Brasil, assim como o show deveria ser apresentado pelas Secretarias de Educação para todos os educadores que carregam música dentro de si.




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Nenhum comentário: