domingo, 4 de março de 2012

‘LEVA MEU SAMBA’ – ELIZETH CARDOSO E ATAULFO ALVES JR






Ganhei uma “edição histórica” rara de CD da gravadora Eldorado que reuniu Elizeth Cardoso e Ataulfo Alves Jr em 1984 no LP “Leva Meu Samba”, onde a “Divina” como era chamada Elizeth carinhosamente reascende a paixão pela obra atemporal de Ataulfo Alves, compositor que há pouco completou 100 anos de nascimento, deixando um vazio imenso com sua partida.

A edição do CD é muito desleixada e nem mesmo existe o nome original do LP, mostrando o que já se tornou rotina entre os que trabalham nestas gravadoras: “despreparo e desconhecimento” para não falar no desrespeito a memoria de mestres, como é o caso de Elizeth e Ataulfo.

Mas ouvir a voz de Elizieth Cardoso é por demais prazeroso. Parece que cada canção foi feita para sua voz... Até hoje, quando ouço algumas canções penso o quanto as mesmas ficariam bonitas na voz dela, e em 1984 ela encontrava -se plena e com a voz lindissima.

Ao lado do filho e herdeiro musical de Ataulfo Alves, ela mostra o que é fazer um Tributo à obra de um compositor. Certamente, os produtores que hoje trabalham incansaveis nas homenagens aos grandes compositores que partiram devem sentir muito não ter a voz de Elzieth para poder valorizar esses tantos tributos.

Sem medo de colocar sua voz em classicos que tornaram-se praticamente a fotografia de suas primeiras interpretes, Elizeth Cardoso coloca sua voz à serviço da musica quando transforma num tango delicioso a canção “Errei Sim” que vive grudada a voz e a imagem de Dalva de Oliveira, sendo imbativel a interpretação de Elizeth.

Fico a imaginar a reação da plateia que a ouviu neste show, assim como imagino a reação que o Japão teve ao ver e ouvir “A Divina” em suas terras, quando Elizeth gravava esse “LP” havia acabado de chegar de uma turne naquele pais, que a recebeu da maneira mais calorosa possivel.

Elizeth Cardoso e Ataulfo Alves são daqueles talentos que qualquer nação deste mundão cultuaria incansavelmente séculos afora. Infelizmente, ainda temos que criar esta “cultura” do culto aos que constroem a cultura de nosso pais.

Passou da hora de prepararem caixas com todas as gravações de Elizeth Cardoso, assim como estamos atrasadissimos em disponibilizar o material em video que colecionadores, emissoras de TV possuem e estão mofando em algum canto qualquer.

A Divina Elzieth Cardoso é estrela eterna!






Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

André Luis Moura de Menezes
Correção Afetiva
menezesalm@gmail.com

Nenhum comentário: