domingo, 29 de abril de 2012

O OÁSIS DE MARIA BETHÂNIA... MAIS BRASILEIRINHO QUE NUNCA .

Maria Bethânia lançou recentemente pela gravadora Biscoito Fino mais um CD com um simples e complexo titulo: ”OÁSIS”. Simples porque anda é mais belo que um oásis a nossa frente quando, sedentos, procuramos, água, amor, afeto ou emoções. Complexo porque nada é mais distante e quase inatingivel do que os oásis que existem escondidos pela vida.

     Mas Bethânia é mesmo assim: uma entidade simples e complexa ao mesmo tempo e isso é o que nos encanta com enorme força por quase meio século. Eis uma rainha da canção popular que já foi chamada de Abelha Rainha e que vive numa familia linda e muito musical lá da Bahia.

    O novo neste trabalho é que Maria Bethânia resolveu dar um descanso a seu Maetro, há mais de 20 anos, o músico Jaime Além, e convidou dez arranjadores para, assim, buscar uma sonoridade diferente para cada uma de suas interpretações.

     Bethânia convidou Lenine, Hamilton de Holanda, Jorge Helder, Jaime Além, Maurício Carrilho, Marcelo Costa e André Mehmari, todos grandes músicos que poderiam ter acrescentado muito a obra de Bethânia caso ela tivesse feito 10 CDs diferentes, um sob o arranjo e regência de cada um destes magníficos músicos. 

     Mas não foi isso que aconteceu, e em meio a composições novas, feitas especialmente para sua voz, e regravações de belas canções, a sensação que se tem é que o belo espetáculo transformado em CD/DVD “Brasileirinho” foi fatiado e distribuído para vários diretores imprimirem suas marcas.

     Bethânia é rainha, está acima do bem e do mal, como criou uma obra prima chamada BRASILEIRINHO, qualquer OASIS parecerá mesmo pouco diante do tanto já feito.

A Abelha Rainha continua a mesma, abelha rainha!


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br


André Luis Moura de Menezes
Correção Afetiva
menezesalm@gmail.com

Nenhum comentário: