domingo, 29 de abril de 2012

CÉLIA: A VOZ MAIS ROMANTICA DA MPB.

     A cantora Célia esta guardada em minha memoria afetiva músical desde os anos 70 quando aparecia sempre aos domingos, na telinha aqui de casa, atravez de suas participações no Programa Silvio Santos que era religiosamente assistido por minha família.

     Desde então, me tornei um apaixonado por esta cantora que tem na garganta um verdadeiro rouxinol, daqueles que conseguem enfeitiçar o ouvinte com seu cantar cheio de leveza e romantismo. Comprei LPs, e depois CDs de Célia que estão aqui em casa.


     Mas confesso que desde que seu ultimo trabalho lançado pela gravadora JOIA MODERNA chegou por aqui não mais parou de tocar, minha casa está totalmente tomada pelo canto de Célia. A ideia genial de escolher o que seria um possível LADO B da obra de Roberto Carlos e colocar Célia para interpretar roubou meu coração. Simplesmente Genial!

     Logo de inicio, já ouvimos sua interpretação para a canção de Ivor Lancelotti chamada “Abandono”... Pronto! já se pode imaginar o que virá pela frente: emoções, emoções e mais emoções, o tempo só fez com que o domínio e a técnica tornasse Célia gigante e iluminada.

    Belíssimo trabalho que a recoloca entre as grandes DIVAS de nossa canção popular, alias me atreveria mesmo a afirmar que Célia é a VOZ mais romântica da MPB e se voce quer confirmar esta afirmação basta ouvir com o coração sua interpretação para a canção de Carlos Colla e Mauricio Duboc, “SONHO LINDO” que diz assim “... Sonho lindo que se foi / Esperança que esqueci / Foi por medo de perder que eu perdi ...”

    O CD “Outros Românticos” da cantora Célia, lançado pela gravadora JOIA MODERNA, é um daqueles que qualquer colecionador da boa música brasileira dos últimos dois séculos tem obrigação de ter abrigado e mimado entre todos os outros discos de sua morada.

     Salve Célia!


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

André Luis Moura de Menezes
Correção Afetiva
menezesalm@gmail.com

Nenhum comentário: