domingo, 29 de janeiro de 2012

ANGELA MARIA... NOSSA “SAPOTI” VOLTOU






Sorte do país que tem um ícone de sua música vivo e na ativa após 60 anos de carreira, e o Brasil é mesmo um pais abençoado por Deus, são vários os grandes cantores (as) e intérpretes que estão na ativa, mas nenhum se iguala ou pelo menos se aproxima, de Angela Maria.

Apelidade pelo então Presidente da Republica, Getulio Vargas, de ‘Sapoti’ por, segundo ele, ela possuir a cor e a textura da pela parecida com a fruta do nordeste brasileiro, Angela Maria simplesmente foi o modelo que Elis Regina imitou em seu inicio de carreira.

Bem, só pelo fato de Elis Regina imitar Angela Maria já não seria necessário mais nenhuma apresentação dessa excepcional cantora, afinal, é desnecessário falar da improtancia de Elis no cenário musical brasileiro, mas Angela é mais que tudo isso... Ela é uma DIVA de verdade que se reinventa de tempos em tempos.

Pelas mãos do produtor musical Thiago Marques Luiz e através da LUA MUSIC chega até nos o CD “Eu Voltei”, onde Angela Maria passeia pelo cancioneiro popular de todos os tempos nos apresentando um novo timbre vocal, e sua voz está mais grave o que causa supresa no primeiro momento, mas em seguida já nos apaixonamos perdidamente por este novo canto da SAPOTI.

Em brilhante texto de apresentação no CD o DJ Zé Pedro diz: “... Angela Maria é o Brasil, com tudo que isso quer dizer de imensidão e orgulho. Uma cantora que atravessou a era do radio, passou pelos festivais e tropicalismo, viu o samba ser elevado ao mais alto posto, encarou axés e sertanejos e se manteve altaneira e rpestigiada por tudo e todos ...”

O CD tem sido a trilha sonora aqui de casa neste inicio de ano, dai eu ter certeza que 2012 sera um ano lindo e cheio de música, afinal, que privilégio ouvir Angela Maria cantar da maneira mais linda aquelas canções que tanto bem fazem a nossa alma.

Espero ansioso que este CD transforme se num belissimo show e que este se transforme em um DVD para que possamos ter a alegria de rever estra menina que encanta gerações.




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

André Luis Moura de Menezes
Correção Afetiva
menezesalm@gmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bacana que escrevam sobre a grande Angela Maria e também sobre o seu atual CD, isso é muito importante!!! Só que é uma pena que, para que ela seja lembrada, há que se tenha de citar sempre o nome de Elis Regina, outra grande cantora. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Angela tem luz própria, começou antes de Elis e foi imitada por ela. Agora virou moda em todos os lugares (isso não acontece somente aqui!), inclusive nas próprias homenagens a Angela, é comum se mostrar a Elis, sempre naquele vídeo que todo mundo já está careca de ver. É como se Elis fosse a maior Divindade da MPB e abençoasse o trabalho de Angela; como se Elis fosse Jesus Cristo e Angela, a virgem Maria que lhe deu a luz. Não, realmente não é por aí. Se analisarmos a história da Música Popular Brasileira, veremos que Angela Maria por três décadas seguidas (50, 60 e 70) ganhou prêmios, pesquisas e concursos de popularidade, tendo sido a primeira a bater recordes de vendagem, a que mais gravou das cantoras, e provavalmente a que teve maior número de sucessos nas paradas. Isso sem falar de sua voz, insuperável, alcançando graves e agudos que nenhuma outra cantora popular brasileira conseguiu alcançar. Tudo de bom aconteceu com Angela em sua carreira, sem precisar de Elis Regina para nada, apenas para aplaudi-la. Então acho que não devemos misturar as coisas. Até porque também existem muitas outras cantoras importantes que começaram se inspirando em Angela, muito embora hoje em dia estas cantoras, numa atitude bem hipócrita, não a citem mais nas entrevistas. Porém, com certeza, a citavam ainda no final da década de 70, quando o programa “Fantástico” de Rede Globo fez uma pesquisa com o povo brasileiro e constatou que uma pessoa a cada quatro entrevistados citavam a Sapoti como sua preferida. Nessa época, já com quase trinta anos de carreira, Angela, com sua popularidade, detonava qualquer outra cantora que lhe viesse pela frente: Elis, Clara, Gal, Bethania ... ou por trás Elizeth, Emilinha, Marlene, etc, etc, etc.
Já quanto ao CD, é louvável a atitude da gravadora LUA MUSIC, de lançar mais um CD com a cantora, no entanto é abominável que uma gravadora como a EMI-MUSIC, que teve Angela em seu cast durante vários anos (mais ainda se contarmos o tempo da COPACABANA DISCOS), ou uma gravadora como a UNIVERSAL, a SONY MUSIC, a WARNER, diante da importância que é se comemorar 60 anos de carreira, não a tenham convidado para gravar um CD realmente digno do seu prestígio de maior cantora do Brasil. O CD da LUA MUSIC, duas semanas antes do Natal ainda não podia ser encontrado nas lojas e, quando adquiri meu exemplar, percebi, de acordo com o que vem impresso no disco junto ao código de barras: AA1000, que a tiragem inicial (salvo engano meu) foi de apenas 1.000 cópias, muito pequena em se tratando de Angela Maria que, com certeza, ainda tem milhares de fãs espalhados pelo Brasil a fora, e fora. Mas... estamos no país da desvalorização do grande artista e também da anti-cultura. A sorte é que existem blogs como este que dão espaço aos verdadeiros ídolos. Ainda com relação ao novo disco, tal como o anterior que se chamou “Disco de Ouro”, achei o nome bem impróprio. “Eu Voltei”, a quê? Ao disco? Mas Angela, desde 1987, com exceção do período em que foi contratada da Sony, só tem gravado mesmo com espaços de tempo bem longos entre um trabalho e outro, portanto o nome do CD não condiz com a atual realidade fonográfica da cantora. Tenho notado na crítica em geral sempre a observação a respeito dos tons mais baixos escolhidos por Angela para o novo disco. Pode ser até que esta opção de abaixar os tons não tenha sido uma decisão somente dela, o que importa, no entanto, é que seus graves só comprovam o que seus agudos sempre nos mostraram: que Angela Maria será sempre a grande Estrela da Nossa Canção Popular. E dou um destaque especial para interpretação magistral de “Menino Grande”, faixa 05 do CD. Que venham outros discos para que possamos ouvir esta linda voz ainda por muitos e muitos anos...

Ass: Um admirador da cantora!