sexta-feira, 26 de outubro de 2012

WALESKA UMA DIVA HÁ 50 ANOS NA M.P.B.

           ... Vamos espalhando música no ar ... Waleska é assim vai espalhando música por todos os cantos onde está, ao assistir ao DVD “50 anos de MPB” onde a cantora que um dia foi apelidada por Vinicius de Moraes como a canotra da fossa está a certeza que fica.
            É impressionante como a grande midia brasileira é capaz de ignorar as grandes vozes que um dia encantaram o pais inteiro fazendo com que todos se encantassem e cantassem junto a estes idolos, a falta de memória na cultura brasileira nos priva e priva nosso povo de conhecer sua propria história.
            Ao registrar para a posteridade em DVD seu primeiro DVD onde comemora seus 50 anos de música a cantora Waleska mostra ao Brasil que é uma grande interprete e que certamente o cenário muscial brasileiro não seria o mesmo se ela nele não tivesse aportado há tantas décadas.
            Dona de casas noturnas ao longo da vida deu guarida a vários musicos que estavam iniciando carreira, caso de Rildo Hora grande produtor musical que teve seu inicio ao  lado da cantora que sabe como ninguem cantar as dores do amor, e por isso mesmo é Rildo Hora quem cuida da direção musical deste trabalho.
            Estão lá também as presenças dos amigos Miele que apresenta o show do compositor João Roberto Kelly que toca e canta uma canção que o proprio compos para Waleska, um registro histórico perpetuado para a eternedida neste DVD.
            O repertorio inclui os classicos da dor de cotovelo escritos por Maysa de quem a cantora tornara-se amiga e comadre, Antonio Maria, Jonny Alf, Waldick Soriano, Lupicinio Rodrigues, Fernando Lobo, Vinicius de Moraes e Tom Jobim entre tantos outros.
            A voz é maravilhosa a presença no palco é o de uma DIVA contida que sabe do poder de sua voz, de poucos gestos e poucas palavras é no cantar que reside a irressistivel cantora, que parece abraçar a todos os que amam, amaram e sonham amar com intensidade e várias vezes sangraram por amores que partiram.
            Valeska – 50 anos de MPB é um DVD que deveria ser distribuido em escolas e bibliotecas publicar mar que o registro de toda uma época ficassem arquivados para séculos e séculos a frente pudessem descobrir o que era cantar com o coração e a alma no Brasil.
             
Paulo Gonçalo
Historiador
paulogoncalo@uol.com.br

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A ALEGRE M.P.B. ESTA NO CD PARTIMPIM TLÊS.



            Quando Adriana Calcanhoto nos apresentou sua PARTIMPIM há quase dez anos um sopro de leveza, novidade e alegria tocou a música popular brasileira que levava até os pequeninos (as) de nosso Brasil a possibilidade de conhecer o melhor de nosso cancioneiro.

            Meu menino o Gustavo Aguiar que daqui a pouco completará 14 aninhos tinha na ocasião do lançamento deste primeiro CD de Adriana Partimpim apenas 06 aninhos e foi meu álibi para assistir logo de cara duas vezes ao show que foi apresentado aqui em São Paulo, CD, DVD, mascaras e canções tomaram conta de nossas vidas por uns bons anos.

            Há pouco tempo chegou o CD PartimPim Dois e nos encheu de curiosidade, agora já pré-adolescente fomos novamente assistir ao show e saímos ainda mais apaixonados pela voz, pelo talento e pelas canções que nos foram apresentada da maneira mais linda.

            Agora roda na “vitrola” aqui de casa o “Partimpim Tlês” claro que os tempos são outros, hoje sou pai de adolescente, estou mais velho, menos paciente, mas ouço há dias o CD e confesso que as escolhas como sempre me encantaram, ouvir Gonzaguinha revisitado por esta linda voz me comoveu.

            Quando estava no Ensino Médio  nos anos 70 tinha aulas de música e a Profª de música que se chamava Rosa tocava um Pianafo (espécie de teclado que toca-se com sopro) a aula toda e a primeira canção que nos foi ensinada é justamente a que encerra o CD Partimpim Tlês, Acalanto de Dorival Caymmi que conta com a participação de sua neta Alice nos vocais, de fato Adriana Partimpim, sabe tocar minha alma e minhas memorias.

            Ops! ainda não apresentei o CD ao Gustavo, mas certamente no show que deve estar vindo por ai, estaremos lá, desta já mais velhos, com mais histórias e estórias vivenciadas e sonhadas e unidos no amor por esta cantora Partimpim que entrou em nossas vidas para nunca mais sair.

            Acho que eu quero uma bonequinha da PARTIMPIM pra mim hehehehehehehehehehehhehehe.


Paulo Gonçalo

Historiador

paulogoncalo@uol.com.br

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

AS MINAS GERAIS SE TORNAM REAIS DENTRO DE MIM.


            O sons das Minas Gerais estão aqui dentro de minha casa desde que recebi o CD “Minas Real”, que traz cinco belas canções de Felipe Cerquize, em parceria com: Tavito, Murilo Antunes, Marcio Borges, Fernando Brandt, Célio Mattos e Heitor Branquinho, nas insuperáveis vozes de: Renato Braz, Paula Santoro, Claudio Nucci, Déa Trancoso e Mauricio Maestro.

            Aqui na periferia de São Paulo, nasci e cresci numa época onde os bairros distantes do Centro da cidade funcionavam quase como sítios, onde as moradas, não tinham cercas e o cheiro da Mata Atlântica que começava a ser devastada invadia nossas almas durante todos os dias dos anos, entre os vizinhos queridos uma família enorme vinda das Minas Gerais me acolheu e me ensinou os sons e sabores que estas terras têm.

            Ao colocar para tocar o CD de Felipe Cerquize – “MINAS REAL’, fui imediatamente levado através de minha memoria afetivo musical a um tempo encantado onde a felicidade morava dentro de mim, os sons me trouxeram sabores há tempos escondidos, e logo de inicio a voz de Renato Braz me remeteu a um dos mais belos espetáculos musicais que já assisti nos anos 90 de Milton Nascimento: “TAMBORES DE MINAS”.

            Ao longo da vida pude conhecer parte das Minas Gerais e as imagens que guardo são retratadas quase que milimetricamente através da sonoridade deste CD intitulado sabiamente de “Minas Real”.

            Sou um apaixonado pela Música Popular Brasileira, e devo confessar que a musica nascida desde as montanhas e morros das Minas Gerais me tocam como nenhuma outra, até minha cantora favorita que é baiana, desde os ano 70 se torna a meus ouvidos imbatíveis quando mergulha no repertorio nascido deste lugar que pra mim é o coração do Brasil.

            Assim como a música mineira a comida mineira ocupa todos os espaços de minha vida nesta louca cidade chamada São Paulo, e todos os cantinhos dela que guardam Minas Gerais em seus recantos e recôncavos, por mim são visitados com frequência, e agora com este lindo trabalho de Felipe Cerquize – “Minas Real”, minha casa ganha contornos mineiros.

            Junto com o CD Minas Real que foi produzido por Claudio Nucci e Giovanni Bizzoto me chega uma antologia de escritos datada de 1997 onde Felipe Cerquize participa, em tempos de recuperação da saúde ando trancafiado aqui em minha casa, a chegada dos escritos e dos sons das Minas Gerais me consolam a alma alimentando o corpo com banquetes literário musicais imperdíveis. Confiram!

            E para adquirir o CD MINAS REAL é facim, facim, é só dar uma alô para o Felipe Cerquize que é gente muito boa através de seu BLOG, deliciem-se: http://felipecerquize.blogspot.com.br/

 

Paulo Gonçalo

Historiador

paulogoncalo@uol.com.br