segunda-feira, 7 de setembro de 2009

“MARIA GADÚ” – EIS O NOME!


Será que algum fã de M.P.B. já havia imaginado Marisa Monte cantando uma canção que tenha sido sucesso popular na voz de Kelly Key ?? Certamente este não é um dos mais escabrosos pensamentos sobre nossa música visto que Marisa Monte já cantou em seus shows sucessos de Gretchem.

Agora certamente ninguém jamais imaginaria uma cantora de M.P.B. das boas ser apresentada ao grande publico em seu primeiro trabalho regravando uma canção de Kelly Key, pois Maria Gadú faz isso em seu primeiro CD que chega ao publico nestes dias de setembro, cantora que chega mostrando uma personalidade única em nossa música.

Poderíamos dizer que ela é um mix de atitude das grandes divas da M.P.B. Seria como se puséssemos num liquidificador as melhores cantoras da musica brasileira dos anos 90: Marisa Monte, Cássia Eller, Adriana Calcanhoto e outras, e ao provar a mistura sentiríamos um novo sabor... é isso!

Maria Gadú é fã confessa de Marisa Monte, e em algumas canções temos a impressão de estar ouvindo a própria Marisa cantar. Franzina e tímida, tem feito aparições em programas de TV onde quando canta permanecesse de olhos fechados o que dá um certo charme especial a ela.

O primeiro CD trás composições da própria Maria Gadú já marcando território como uma grande compositora e uma interpretação visceral do clássico “Ne Me Quitte Pas” do compositor francês Jacques Brel, regrava também de Chico Buarque e Edu Lobo a canção “A História de Lilly Braun” composta para a peça teatral “O Grande Circo Místico” pela dupla de compositores e gravada originalmente por Gal Costa.

Agora o que tem que acontecer é o seguinte: o maior numero possível de pessoas ouvirem esta cantora para aprender a apreciar seus versos e seu jeito, que se traduzem nesta composição dela que já toca em algumas rádios:


… Natureza, deusa do viver
A beleza pura do nascer
Uma flor brilhando a luz do sol
Pescador entre o mar e o anzol
Pensamento tão livre quanto o céu
Imagine um barco de papel
Indo embora para não mais voltar
Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar
Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar …

Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

2 comentários:

Anônimo disse...

Certamente você já conhece esse site, onde pode baixar mais de 4.000 albúns da pura música brasileira, mas se não conhece vou fazer questão de dividir isso contigo:

http://www.umquetenha.org/

Lá também tem outros links com o melhor da nossa música.
Não participo desses sites, mas sei que vc estuda e ama a MPB e o seu espaço aqui também é maravilhoso.
Um abraço e parabéns pelo seu trabalho...
Helena

clovisgau disse...

Gostei da Gadu. E ela lembra Marisa mesmo em algumas canções. Gentiii..mas é uma dificuldade porque cada semana tem uma cantora nova. Ainda bem que a internet possibilita as audições porque eu também pesquiso e quero ouvir tudo o que pinta.