sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A RECEITA ENCANTADA DE VANESSA DA MATA.






Fotos de: Geraldo Pestalozzi





Alguma vez você imaginou encontrar a receita de um bolo enquanto estava folheando o belo encarte do CD de uma grande cantora? Certamente que não! Pois bem, entre tantas surpresas que podemos encontrar no CD “Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias” , esta é apenas uma delas.

Vanessa da Mata a “cantautora” deste belíssimo trabalho fez chegar às lojas seu CD sem grandes alardes, alias ela não precisa mesmo de nenhum alarde ou badalação, porque sua presença já é um show indescritível. Possuidora de uma rara beleza física e de uma capacidade poética impar de fato não precisa de holofotes pois a luz emana de sua figura com naturalidade.

O CD traz 12 canções sendo que 10 são da autoria da própria Vanessa da Mata sem parcerias, e somente duas foram compostas com parceiros ilustres, Gilberto Gil e Lokua Kanza, parcerias que dispensam qualquer tipo de comentário. Faz-se mesmo necessário ouvir as canções.

O CD nos mostra uma Vanessa da Mata menina, moleca, alegre que busca na simplicidade da existência humana a explicação para sua música, todas as canções chegam ao nossos ouvidas carregadas de um lirismo encantado que só a ingenuidade do universo infantil pode trazer.

Tudo no CD nos faz mergulhar no universo da simplicidade onde aprece morar essa imensa mulher de cabelos ao vento que faz contraponto com as madeixas estiradas a vapor que a moda insiste em impor as mulheres.

A canção “Fiu, Fiu” é impagável e certamente arrastara as adolescentes para o encontro de Vanessa da Mata, ela diz assim na canção: “... eu passei por uma construção. Várias sacolas na mão, um peso e um passo, um passo, um passo, um passo. Ih, ouvi um assovio, que distraiu o peso, me mudou de lugar, aha...” ninguém mais no cenário musical brasileiro poderia cantar estes versos.

Vanessa da Mata divide conosco a receita da Vó Sinhá, e é impossível não ser levado à cozinha da casa para experimentar a tal receita, assim como não lembrar e sentir o gostinho das comidas que as vovós prepararam e preparam para seus netos. Salve esta cantora que se torna a mais bela estrela de nossa música pautada num mar de simplicidade feliz!







Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: