sábado, 13 de novembro de 2010

UMA LIRICA DE FAUSTO NILO.











Nascido em Quixeramobim, Ceará, o poeta Fausto Nilo que é também arquiteto vem deixando sua marca no cenário musical brasileiro já há um bom tempo. Suas composições ecoam e ecoaram por todos os cantos do Brasil nas mais belas vozes de nossa música brasileira.

Agora em 2010 a gravadora Biscoito Fino trás para deleite dos fãs deste poeta maior um CD gravado no Ceará totalmente dedicado a obra de Fausto Nilo recheado de convidados especiais que dão um toque ainda mais especial nesta obra tão bem cuidada.

Quem durante os anos 80 não cantarolou a canção “ ... Felicidade é uma cidade pequenina, é uma casinha é uma colina , qualquer lugar que se ilumina, quando a gente quer amar...” na época entoada pela cantora Simone?

Infelizmente, uma desavensa entre a cantora e o poeta nos impede de ouvir Simone entoar novamente as canções de Fausto Nilo. Perdemos nós fãs dos dois, mas para defender esta canção neste CD que presta merecida homenagem a Fausto Nilo é Ivan Lins que não faz por menos e toca nossos corações com sua interpretação de “Pão e Poesia”.

Mas o Cd que se chama “Quando Fevereiro Chegar – Uma lírica de Fausto Nilo”, tras em ordem os seguintes convidados especiais, Geraldo Azevedo, Caetano Veloso, Elza Soares, Fernanda Takai, Carlinhos Brown, Zé Ramalho, Zeca Baleiro, Jorge Vercillo, Moraes Moreira, Fagner e o proprio Fausto Nilo junto a todos que participam do CD encerram cantando um de seus maiores sucessos que foi imortalizado nos anos 80 por ninguém menos que Gal Costa, “Bloco do Prazer”.

Entre tantas participações magistrais, desta-se a de Fernanda Takai interpretanto a surreal canção intitulada “O Elefante” parceria de Fausto Nilo e Robertinho do Recife que diz mais ou menos assim “... Como criança que vai viajar, acordei cedo e vi você sonhar, Uma ciranda doce pelo ar e a natureza foi se balançar a fantasia me faz delirar...”

É impossivel aos amantes da música brasileira não ter este CD entre os outros tantos que compões a cesta básica da música popular brasileira.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: