domingo, 27 de setembro de 2009

VALE A PENA TENTAR GOSTAR DE SIMONE.







Desde a segunda metade da década dos saudosos anos 80, gostar da cantora Simone passou a ser sinônimo de “gosto musical duvidoso” principalmente entre a chamada “elite pensante” das principais capitais do pais.

O coração sempre apertava quando em roda de conversa eu insistentemente citava o nome da cantora e suas canções. Geralmente era agraciado com a benevolência dos amigos por eles saberem que eu também gostava de Caetano, Gil, Chico e, sobretudo, porque como pesquisador da MPB iniciava a construção de um acervo digno dos amantes da boa música.

Os anos foram passando, o novo século chegou e desde então não me alegrava tanto um trabalho novo da cantora que embalou minhas dores de amor e minhas lutas ideológicas ao longo da mocidade.

O titulo do trabalho foi extraído de uma música inédita composta especialmente para ela por Martinho da Vila, chamada: “Na Minha Veia” , que diz assim “...riqueza da minha rima / o verso da poesia / gostosa gastronomia / a minha ideologia...” daí o CD chamar-se “Na Veia”.

Para quem como eu acompanha há muitos anos a carreira de Simone é perceptível que ela vive um momento de felicidade pois sempre disse em entrevistas sonhar em gravar composições de Marina Lima, Adriana Calcanhoto, Erasmo Carlos e neste trabalho ela ganhou canções inéditas feitas especialmente para ela por estes compositores de peso na MPB. Sem dúvida alguma: é um trabalho composto pelos melhores de nosso tempo.

O parceiro numero um do rei, Erasmo Carlos, entregou duas músicas inéditas a Simone para o CD, e uma delas nasce como um clássico, intitulada “Migalhas”. Diz mais ou menos assim: “ ... não foi esse o mundo / que você me prometeu/ que mundo tão sem graça / mais confuso do que o meu ...” eis o parceiro numero um se tornando o rei, pelo menos neste novo trabalho de Simone.

O CD tem ainda Paulinho da Viola, compositor que a cantora sonhou um dia fazer um cd tributo, e uma bela homenagem ao compositor e cantor Agepê com a regravação que encerra o belo CD intitulada “Deixa Eu Te Amar”.

O mais surpreendente neste CD é a coragem da cantora em retomar uma composição própria, feita nos anos 70, em parceria com o poeta Hermínio Belo de Carvalho, intitulada “ Vale a Pena Tentar”. A canção começa assim: “ ... talvez eu te proponha/ a coisa certa...”, é de encher de brios os fãs, que devem manter a cabeça erguida e a espinha ereta, pois são especiais os que cultuam uma DIVA tão cheia de energia e beleza !




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

2 comentários:

bebê disse...

Nossaaa!!! adorei seu comentário... A Simone é umas das melhores cantoras do brasil além de ser uma bela mulher... hj ouvi 3 CDs dela principalmnete o "Na Veia"... Simone é 100000000!!!

clovisgau disse...

Lembro sempre que vc nunca teve medo de enfrentar as patrulhas dos anos 80 e assumir sua devoção. Eu não querendo perder o posto de "vanguarda moderninha" só assumia ouvir até "face a face" mas sabia "amei demais" do Sullivan de cor e salteado, pois me acabava de ouvir aquele long-play que abria com "amor e paixão "do Milton. Eu lembro que uma vez estava eu ouvindo um disco dela em casa, o davi chegou e saiu batendo a porta porque ele se recusava a permanecer numa casa em que estivesse tocando "Simone". A patrulha não era fácil. No entanto hoje a multimidiática Zélia até gravou um cd com ela. Bons tempos...