domingo, 27 de dezembro de 2009

PALAVRA ENCANTADA.



O desejo de ler sempre tudo o que se refere à música e poesia é algo que me acompanha há muitos anos. Como minha primeira formação academica foi no curso de História, a necessidade de juntar o que de mais belo nosso pais produz: “musica e poesia”, sempre esteve presente em meus pensamentos.

O primeiro mestre ao qual ouvi falar, e escrever sobre - afora José Ramos Tinhorão - foi o Profº Nicolau Sevcenko, em seus escritos sobre possibilidades de trabalhos interdisciplinares envolvendo as questões da leitura, pois o filme dirigido por Helena Solberg; “Palavra Encantada” é o que traduz em imagem o que sempre sonhei em discutir.

Com as participações de criadores (compositores) e criaturas (interpretes) o livro vai alinhavando a riqueza de nossa poesia e a musicalidade que habita a alma de muitos poetas brasileiros desde seculos atrás.

O documentário é uma verdadeira ode às possibilidades de um trabalho indisciplinar envolvendo todas as questões e linguagens relacioandas à cultura de nosso povo. Encontramos depoimentos de José Celso Martinez Correia, Chico Buarque, Adriana Calcanhoto, Lenine, e belissimas leituras de Maria Bethânia.

A vocação didatica do documentário se expande até um DVD extra que trás para educadores de nossas escolas possibilidades concretas de trabalhos a serem realizados nas comunidades escolares de todo o nosso pais.

Quiçá as autoridades escoalres do Brasil se apercebam do quão seria improtante que este trabalho chegasse a todas as escolas brasileiras, sobretudo as escolas publicas, e assim dando inicio ao ‘start’ à entrada, junto com os milhares de livros necessários, assim como as também necessárias imagens de nossa cultura. Já imaginaram nossos meninos e meninas assistindo a um DVD do lendário Cartola?? Eis uma dica de politica de estimulo a leitura.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Revisão Afetiva: André Menezes

Nenhum comentário: