segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

VINICIUS DE MORAES E O SOM BRASIL DA REDE GLOBO.


O programa SOM BRASIL da Rede Globo de Televisão, que foi repaginado e teve sua reestréia na telinha no ano de 2007, parece ter voltado para ficar. Com ares de programa musical moderno, espelhado na TV européia, e o acerto em homenagear os grandes compositores da MPB através dos grandes e novos interpretes de nossa canção, funciona muito bem.

Agora, depois de três anos na grade da maior emissora da TV do Brasil três programas chegam nas lojas no formato DVD, uma alegria para os amantes das imagens de nossa canção, e Vinicius de Moraes, nosso poetinha maior, é o primeiro.

Ninguém menos do que uma das maiores DIVAS de nossa música brasileira quem comanda toda a homenagem ao poeta de nossa canção: Gal Costa, com sua belíssima voz e presença única no palco solta a voz para comandar um belo momento da MPB na TV. Gal Costa canta: “A Felicidade”, “Insensatez”, “O Amor em Paz” e encerra com “Se Todos Fossem Iguais a Você”... Iimpecável!!

Temos também o conjunto musical Bossacucanova e a cantora Cris Delano que trazem as canções de Vinicius para o universo lounge, tornando a muito próxima do publico jovem, temos também Michel Powell filho do grande Baden, que foi parceiro de Vinicius, e o grupo Criolo Doido que repaginam grandes canções do poetinha.

Mas quem rouba mesmo a cena, em minha opinião, é o violeiro Chico Pinheiro, jovem talento brasileiro e já muito respeitado no meio musical, Chico Pinheiro traz ao vocal ao longo do programa cantoras como Luciana Alves e Tatiana Parra e interpreta “Chega de Saudade”, “Lamentos” e “Coisa Mais Linda” de forma a perpetuar a genialidade do grande Vinicius de Moraes.

Outros títulos em DVD da série SOM BRASIL já estão à venda. Eis um investimento na memória da MPB que merece ser feito.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Revisão Afetiva: André Menezes

Nenhum comentário: