quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A HERANÇA DE OURO DA FAMILIA CORREA



Em junho de 2007, a família carioca Correa reuniu-se no Garden Hall (casa de shows do Rio de Janeiro) para fazer o primeiro registro em DVD de sua musicalidade. O resultado chegou às lojas em 2008 com o titulo “GoldHerança”, titulo de uma cação de Carlos Colla feita especialmente para o encontro da família.

Mas quem são os integrantes desta família tipicamente musical brasileira? Nada mais nada menos do que: Golden Boys, Evinha e o Trio Esperança. Todos marcaram o cancioneiro popular brasileiro nos anos 70 e 80 e carimba canções que se tornaram clássicos de nossa musica.

Afinadíssimos, com ouvido musical excelente, a produção de todos é de alta qualidade, agora mesmo em 2010 o Trio Esperança retornou ao CD com belíssimo trabalho lançado até o momento somente na França, onde tem residência fixa parte das mulheres da família Correa. Única a alçar vôo solo na família, a cantora Evinha chegou ao grande publico num dos Festivais Internacionais da Canção, promovidos pela Rede Globo.

A musica era; “Cantiga para Luciana” e imediatamente Evinha passou a ser a queridinha de todo povo brasileiro, a forma meiga com que interpretou a canção tonaram-se a irmã/prima que todos queríamos ao nosso lado. A canção está no DVD, obviamente. Evinha ainda interpreta sozinha no show as canções; “Teletema” enorme sucesso da abertura da primeira versão da novela “Anjo Mal” e a belíssima e atemporal “Casaco Marrom” que diz assim “... eu vou voltar aos velhos tempos de mim, vestir de novo meu casaco marrom ...”

Mas o DVD é aberto com uma seleção de sucessos do Trio Esperança que em sua primeira formação tinha Evinha nos vocais e que ao lançar-se solo foi substituída pela irmã mais nova, excelente cantora também. Estão lá as canções “Festa do Bolinha”, “Filme Triste” e o clássico “O Passo do Elefantinho”, entre tantas outras. Esta primeira parte do show é fechada com uma soberana interpretação de uma canção em japonês de autoria de um dos irmãos.

É de arrepiar. Fica para o final o bloco com canções do grupo Golden Boys sucesso na época da Jovem Guarda, trazendo a memória as emoções das jovens tardes dos domingos que não mais voltam.

Belo registro que vale estar entre os DVDs de nossas casas e como diz a canção “Goldenherança”: “... tudo era sol, era ré,mi, lá ... aí que saudade me dá ...”




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: