quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O CHEIRO DO BRASIL DE SANDRA DE SÁ



Este inicio de 2010 aponta para um ano de excelente produção musical neste nosso enorme Brasil, e logo no inicio do ano chegou as lojas o novo CD da cantora “Sandra de Sá” que estava há algum tempo sem gravar.

Sandra está mais alegre do que nunca e seu sorriso encantador está estampado nas fotos da capa do CD que se chama: “Africanatividade – Cheiro de Brasil” criadora do Música Preta brasileira, Sandra mexe em seu caldeirão musical canções que podem unir dois continentes numa só história. Sandra convida a participação musical “Seu Jorge”, “MC K” e “Ana Firmino” o que dá a este caldeirão uma sonoridade extremamente próxima ao que Sandra chama de “musica preta brasileira”, não pela etnia dos convidados mas pela musicalidade que todos possuem dando cor e tempero azeitado ao CD.

Somente duas canções não são de autoria de Sandra de Sá, uma delas um clássico da safra de Djavan: “Sina” que melodiosamente vai nos dizendo assim “... O luar, estrela do mar, o sol e o dom, quiçá, um dia a fúria desse front virá lapidar”. A outra que não é de autoria de Sandra se chama “África” de Gil Gerson e César Rossini e exalta o continente dizendo: “... África, mulher de raça antiga, África, mistério e magia, África, selvagem, amiga.”

As composições de autoria de Sandra reafirmam seu jeito de fazer musica já consolidado no cenário brasileiro há pelo menos uns 20 anos. Indo do romântico escancarado ao protesto sincero, Sandra de Sá mostra que sabe aonde quer chegar e chega sempre, sim! E é no duo com Seu Jorge que o Cd nos cativa a canção se chama “Baile no Asfalto” e diz assim: “... se a vida anda meio sem direção, o pensamento indo na contra mão, o amor sem paradeiro ...” .

O encontro das belas vozes nos mostra o quanto a África mora aqui dentro do Brasil.




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: