Este Blog tem a finalidade de divulgar a Música Popular Brasileira permitindo que todos e todas possam conhecer minhas opiniões sobre CDs, DVDs, Shows e Livros. Espero que gostem! E para papear mais é só escrever para paulogoncalo@uol.com.br
sábado, 30 de janeiro de 2010
SALOMÃO DI PÁDUA VALE MUITO MAIS QUE APENAS UMA CANÇÃO.
Desde muito pequeno habituei-me a sonoridade do sotaque nordestino, afinal, sou filho de um pernambucano e de uma paulista do interior de São Paulo.
Desde que ouvi a bela voz de Salomão di Pádua em seu Cd “Mais Vale Uma Canção” logo fui tomado por uma alegria imensa. A primeira canção que ouvi na voz de Salomão me trouxe à memória este belo sotaque que só tem os filhos das terras nordestinas... A canção se chama “Uma Canção” de João Marinho, e diz assim: “... Uma canção é feito um viajante que tem alma / Deixando marcas pelo chão e tomou conta do meu peito / E abraça a voz que vem da imensidão / Feito amor / Feito uma brasa / Incendiou meu coração / A canção ergueu sua casa nas cordas do meu violão...”
Correndo atrás deste trabalho descobri que Salomão havia escolhido duas canções de uma compositora que me é muito cara: Simone Guimarães. Para mim, alguém que o grande publico e a grande mídia não descobriu ainda, mas que os verdadeiros apreciadores da MPB já conhecem há algum tempo.
As canções de Simone Guimarães que estão neste Cd lançado em 2009 são: “Mar dos Mares” e “Luz Acesa”, essa ultima na voz de Salomão toca com sutileza a alma.
E Salomão com sua voz forte e emocionada canta a bela canção de Caetano Veloso intitulada: “Minha Voz, Minha Vida”, que me remete sempre aos anos 80, que tem cheio daqueles 20 anos que já não voltam mais “... Minha voz, minha vida / Meu segredo e minha revelação / Minha luz escon...dida / Minha bússola e minha desorientação / Se o amor escraviza / Mas é a única libertação / Minha voz é precisa ...”
E todas as outras canções do CD chegam aos ouvidos carregadas de emoção. Sei de quem Salomão é muito fã em nossa MPB e confesso que ouvi-lo me remete a um tempo onde sentia que esses nossos idolos cantavam de fato com o coração...
Ainda bem que vi e vivi esse tempo, e ainda bem que existe Salomão di Pádua, hoje, para reafirmar a alegria do cantar.
Vale muito uma visita ao site deste cantor que hoje vive em Brasilia, e mais ainda comrpar este Cd. http://www.salomaodipadua.com.br/fotos.html
Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário