domingo, 6 de junho de 2010

GILBERTO GIL E SUA FESTA CHEIA DE FÉ.


Entre todos os monstros sagrados da composição brasileira do século XX, Gilberto Gil sempre foi o que mais tocou minha alma, por tudo que sempre representou para nossa cultura e pela forma carinhosa e paternal com que sempre se referiu a tudo e todos no cenário cultural brasileiro. Homem brilhante de inteligência única sempre conseguiu fazer musica dançante sem se afastar das raízes de um pais múltiplo culturalmente como é o nosso grande Brasil.

Pois é este Gilberto Gil que passou anos a frente do Ministério da Cultura em Brasília, chega as vésperas das Festas Juninas com um CD estupendo, só comparável a grandiosa obra de Luiz Gonzaga que se dedicou as canções para este período festivo do ano. Gilberto Gil lançou no inicio de junho de 2010 o CD “Fé na Festa” onde apresenta ao grande publico brasileiro 13 canções, na sua maioria, compostas por ele e parceiros diversos que são direcionadas para o universo das festas juninas que cada vez mais se espalham pelo interior do Brasil.

A sonoridade do CD é absolutamente contagiante e a maioria das letras são fáceis de gravar e agradavelmente decoráveis, trata-se de uma festança completa, como a muito não se via na MPB. Encontramos parcerias de Gilberto Gil com Vanessa da Mata em “Lá vem ela” que diz assim “...

Quando ela aponta na ponta da esquina / fico cor de Deus, a cor sem cor / Nessas horas todos coram e a menina / nessas horas ela é de maior ...” Estão lá parcerias com Nando Cordel em “São João Carioca” que é impossível ouvir sem se sacolejar, e uma perola do cancioneiro de Luiz Gonzaga feita em parceria com Zé Dantas intitulada: “Dança da Moda”.

É claro que o rei o baião não poderia faltar neste que é de longe o melhor trabalho de Gilberto Gil nos últimos anos. Todas as outras canções são da safra de inéditas de Gilberto Gil, e faz nos agradecer por sermos brasileiros, por termos Festas Juninas e por estarmos vivendo na mesma época em que Gilberto Gil vive.

Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: