domingo, 6 de junho de 2010

NOEL ROSA AOS PÉS DE MARTINHO DA VILA.



No centenário de nascimento do maior compositor carioca, Noel Rosa, eis que o Poeta da Vila faz a maior e mais bela homenagem que poderia ser feita: um CD de qualidade inigualável, e como anuncia a gravadora que viabiliza este trabalho de Martinho da Vila, o CD já nasce clássico.

Obviamente as composições de Noel Rosa falam por si só, e são universalmente conhecidas. Sua rápida história de vida também já havia sido cantada em verso e prosa e aqui mesmo já escrevi sobre um filme que foi feito recentemente sobre sua vida e que merece estar em todos os lugares onde a memória nacional é preservada.

Mas tinha que vir mesmo de Vila Isabel o mais belo registro contemporâneo feito sobre a obra de Noel. O Poeta da Vila, Martinho, esmerou-se e cercou-se de cuidados tanto gráficos quanto de produção para a gravação do CD intitulado: “Poeta da Cidade – Martinho Canta Noel” editado pela Gravadora Biscoito Fino.

Martinho cerca-se de vozes femininas, o que nos remete ao período de vida de Noel que vivia cercado de mulheres e de cantoras antológicas como Aracy de Almeida, pois bem! Em duas faixas Martinho da Vila divide os vocais com sua filha “Martinália”, que mais parece uma evocação de uma despudorada Aracy de Almeida do século XXI.

E ainda ouvimos as doces vozes de, Ana Costa, Aline Calixto esta mineira que vem dominando o cenário carioca com suas interpretações soberbas do cancioneiro de nosso Brasil, e ainda temos Analimar, Maira e Patricia Hora filha do grande arranjador e gaitista Rildo Hora. Enfim, o presente mesmo quem recebe são os fãs de Noel Rosa e contemporâneos de Martinho da Vila, na verdade hoje, Martinho do Brasil.

Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva


Nenhum comentário: