domingo, 29 de maio de 2011

SALVE A FAMÍLIA DE MARTINHO DA VILA



Há pouco tempo chegou aqui em casa o CD “Lambendo a Cria” de Martinho da Vila e já chegou incensado com o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), ou seja, avalizado por quem de fato entende do que é bom e do que contribui para o enriquecimento cultural de nosso Brasil.

Lambendo a Cria, titulo certeiro deste trabalho de Martinho da Vila que reúne toda sua família (filhos) que trabalham também com música, é um disco pra cima, cheio de alegria e, sobretudo, de bom gosto musical, afinal, filhotes de Martinho tinham mesmo que ser músicos, pois nenhum compositor brasileiro tem o swing e a complexidade musical que Martinho trás em seu canto e em suas composições.

O compositor foi homenageado no final dos anos 90 com um CD tributo feito por uma das maiores cantoras vivas do Brasil; trata-se do CD “Café com Leite” de Simone que traz algumas das melhores canções compostas por Martinho da Vila e seus parceiros. Este Tributo foi considerado por Caetano Veloso à época uma das obras primas da MPB, e ele tinha razão! Ficou de fato muito bom.

Agora, o CD “Lambendo a Cria” faz um tributo familiar a Martinho da Vila, e deve ser de fato prazeroso poder dividir o oficio que escolhemos nesta vida com nossas “crias” e olhe que as crias de Martinho da Vila já cravaram seus nomes no cenário musical brasileiro, e se formos falar apenas de uma das filhas veremos o quão as crias são de fatos exuberantes. Falo da cantora Martinália, melhor cantora- compositora surgida nos últimos dez anos, sem sombra de duvidas.

Mas no CD estão presentes cinco filhos e filhas de Martinho e todos sem exceção devem mesmo ser orgulhosos deste pai que tanto tem nos deixado a vida mais gostosa com seu cantar, na verdade acredito mesmo é que todos nós brasileiros devemos ajudar a Martinho da Vila a lamber suas crias, pois elas são orgulho de toda a nossa nação.


Paulo Gonçalo dos Santos
Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Nenhum comentário: