domingo, 7 de agosto de 2011

CORDEL ENCANTADO



Amigo é mesmo o melhor lugar! Foi através de uma querida amiga que tomei conhecimento da novela “Cordel Encantado”, e todo dia, ao chegarmos no trabalho, ela ligava a TV na sala dos professores e sintonisava nesta novela. Eu que há muito não me interesso por novelas fui sendo atraído pela trilha sonora que rolava nas cenas.

E graças a minha querida amiga Viviane trouxe aqui para casa o CD da novela da Rede Globo “Cordel Encantado” e ele não para de tocar desde sua chegada. É simplesmente incrivel o cuidado com que o CD foi produzido pela Som Livre, o encarte tras todas as letras e os creditos são fartos.

Ter tantas e ótimas interpretações reunidas num CD de uma trilha de novela é raro ainda mais quando trata-se de uma novela das 18h, mas a Som Livre conseguiu montar uma CULT-TRILHA de gosto impecável. Encontramos lá, desde a veterana Maria Bethânia a novata Núria Mallena; de Gilberto Gil ao ainda pouco conhecido Silverio Pessoa.

A primeira canção composta especialmente por Gilberto Gil para a trilha da novela trás Gil num dueto emocionante com Roberta de Sá na canção “ Minha Princesa Cordel” num daqueles momento mágicos em que Gilberto Gil toca nossos coração e faz concretizar-se a celebre frase de Guimarães Rosa que diz: “O sertão mora dentro da gente”.

O CD tras gravações antigas como a de Chico Sience e Nação Zumbi que imortalizaram o “Maracatu Atômico “ de Jorge Mautner, assim como uma interpretação comovente que o cantor Otto dá a mais doída canção do sertão brasileiro: “Carcará”.

Obra prima das trilha sonoras recentes da TV brasileira, o CD Cordel Encantado é item obrigatório em todos os corações que acreditam que o “sertão brasileiro” vive mesmo dentro da gente.




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: