quarta-feira, 3 de outubro de 2012

AS MINAS GERAIS SE TORNAM REAIS DENTRO DE MIM.


            O sons das Minas Gerais estão aqui dentro de minha casa desde que recebi o CD “Minas Real”, que traz cinco belas canções de Felipe Cerquize, em parceria com: Tavito, Murilo Antunes, Marcio Borges, Fernando Brandt, Célio Mattos e Heitor Branquinho, nas insuperáveis vozes de: Renato Braz, Paula Santoro, Claudio Nucci, Déa Trancoso e Mauricio Maestro.

            Aqui na periferia de São Paulo, nasci e cresci numa época onde os bairros distantes do Centro da cidade funcionavam quase como sítios, onde as moradas, não tinham cercas e o cheiro da Mata Atlântica que começava a ser devastada invadia nossas almas durante todos os dias dos anos, entre os vizinhos queridos uma família enorme vinda das Minas Gerais me acolheu e me ensinou os sons e sabores que estas terras têm.

            Ao colocar para tocar o CD de Felipe Cerquize – “MINAS REAL’, fui imediatamente levado através de minha memoria afetivo musical a um tempo encantado onde a felicidade morava dentro de mim, os sons me trouxeram sabores há tempos escondidos, e logo de inicio a voz de Renato Braz me remeteu a um dos mais belos espetáculos musicais que já assisti nos anos 90 de Milton Nascimento: “TAMBORES DE MINAS”.

            Ao longo da vida pude conhecer parte das Minas Gerais e as imagens que guardo são retratadas quase que milimetricamente através da sonoridade deste CD intitulado sabiamente de “Minas Real”.

            Sou um apaixonado pela Música Popular Brasileira, e devo confessar que a musica nascida desde as montanhas e morros das Minas Gerais me tocam como nenhuma outra, até minha cantora favorita que é baiana, desde os ano 70 se torna a meus ouvidos imbatíveis quando mergulha no repertorio nascido deste lugar que pra mim é o coração do Brasil.

            Assim como a música mineira a comida mineira ocupa todos os espaços de minha vida nesta louca cidade chamada São Paulo, e todos os cantinhos dela que guardam Minas Gerais em seus recantos e recôncavos, por mim são visitados com frequência, e agora com este lindo trabalho de Felipe Cerquize – “Minas Real”, minha casa ganha contornos mineiros.

            Junto com o CD Minas Real que foi produzido por Claudio Nucci e Giovanni Bizzoto me chega uma antologia de escritos datada de 1997 onde Felipe Cerquize participa, em tempos de recuperação da saúde ando trancafiado aqui em minha casa, a chegada dos escritos e dos sons das Minas Gerais me consolam a alma alimentando o corpo com banquetes literário musicais imperdíveis. Confiram!

            E para adquirir o CD MINAS REAL é facim, facim, é só dar uma alô para o Felipe Cerquize que é gente muito boa através de seu BLOG, deliciem-se: http://felipecerquize.blogspot.com.br/

 

Paulo Gonçalo

Historiador

paulogoncalo@uol.com.br

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Vivam as memórias afetivas de quem sabe cultivar a boa relação que as músicas têm com as coisas e, ao nos reportar este tesouro, plantar dentro de nós aquela curiosidade que só nos impulsiona para frente!