domingo, 23 de dezembro de 2012

LILIAN JARDIM PASSEIA PELAS BOCAS SONORAS D’ALMA.


          Se o Brasil é o país das cantoras, raras são as compositoras atuantes em nossa música, a alma feminina vem sendo descrita pelos compositores há muito tempo, e quando elas falam de suas dores, alegrias, tristezas, sonhos nossas vidas ficam sempre mais belas e assim acontece agora comigo a ouvir a cantora e compositora Lilian Jardim que me chegou através de um querido amigo do coração.

          Já há mais de uma década na estrada, além de compositora incrível, é uma cantora de voz marcante, que transmite força com seu canto. Não bastasse isso é uma multi-instrumentista que começa a ser reconhecida no cenário nacional com este seu trabalho intitulado BOCA SONORA.

          Ouvindo sem parar desde que ganhei o CD Boca Sonora, algo me remete a alegria que senti ao ouvir pela primeira vez Ana Carolina anos atrás, suas composições são capazes de levar nos a uma reflexão sobre situações do cotidiano que raramente paramos para pensar, isso de maneira leve e pulsante.

          Fiquei imaginando algumas canções de Lilian Jardim na voz de outras interpretes de nossa música popular e fazer esse exercício foi e é muito bom, certamente muitas de nossas grandes interpretes dariam uma oxigenada em seu repertório se gravassem composições de Lilian.

          Para quem como eu é um paulistano da gema ela lava nossas almas ao compor e interpretar carinhosamente a canção: “Em Sampa tem samba”, essa cidade mãe da diversidade nacional há muito não é tão lindamente cantada, agora é a ultima faixa do CD um bônus que o arrepio toma conta do corpo e a imagem de Clara Nunes ecooa dentro do ouvinte da canção “Extravasando na canção” arranjos, voz e clima remetem ao trabalho de Clara Guerreira e ai a homenagem se dá ao meu ver é claro, de maneira pura, suave e bela.

          O CD é item indispensável para quem quer estar em dia com o que há de melhor em nossa música, assim como Lilian Jardim e sua Boca Sonora me chegou, desejo que o Brasil inteiro tenha essa alegria que a mim foi dada por um querido amigo fã de boa música.

Paulo Gonçalo
Historiador

paulogoncalo@uol.com.br

Nenhum comentário: