domingo, 23 de dezembro de 2012

ZÉLIA DUNCA DEIXA TUDO ESCLARECIDO SOBRE ITAMAR ASSUMPÇÃO.



          A muito tempo, pra lá de vinte anos, Zélia Duncan vive por aqui em minha casa, não há um tempo qualquer que não tenha uma ou mais canção na voz de Zélia a acompanhar meus dias, as vezes dias repletos de alegrias, outros dias cheio de dores e na maioria das vezes dias de uma mesmice que vez ou outra a sola todas as vidas humanas.  

          Agora neste final de 2012 muitos foram os lançamentos em CD mas o primeiro que fiz chegar até aqui foi “Zélia Duncan canta Itamar Assumpção – Tudo Esclarecido” da Warner Music e Duncan Discos, onde Zélia faz ressurgir com força a obra do Beleléu tão querido por todos que como eu viveu o surgimento e apogeu da Vanguarda Paulista.

          Nos anos 80 eu me via fascinado por tudo e por todos (as) e o pequeno espaço do Teatro Lira Paulista ali na Praça Benedito Calixto em Pinheiros bairro de São Paulo eu assiduamente estava atrás das belas vozes que acompanhavam Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção e foram estas vozes que me fizeram apaixonar por este compositor tão emblemático de nosso cancioneiro popular.

          Só mesmo Zélia Duncan poderia fazer um tributo a altura da obra de Itamar Assumpção o CD está magnifico e é um daqueles trabalhos que já nascem clássicos e fundamentais para a compreensão da obra de um artista brasileiro, assim é este trabalho de Zélia que prima por tratar de melhor maneira possível um compositor que de fato fez diferença no cenário nacional musical.

           A obra de Itamar Assumpção é única e ainda precisa ser descoberta pela maioria dos amantes da boa música nacional, e entre tantas escolhidas por Zélia Duncan para compor este trabalho uma das que mais me toca diz assim ... eu tenho cabelo duro / mas não o miolo mole/ Sou afro-brasileiro puro/ é mulata a minha prole/ não vivo encima do muro ... nada é preciso dizer, alias nada mesmo o importante é ouvir, divulgar, comentar e alastrar como diz o grande músico Criolo, para que muitos e muitas passem a conhecer Itamar Assumpção nosso Beleléu.

Paulo Gonçalo

paulogoncalo@uol.com.br