domingo, 23 de dezembro de 2012

VILLA LOBOS POPULAR POR AMILTON GODOY E GABRIEL GROSSI.


          O CD de Amilton Godoy e Gabriel Grossi feito com o financiamento do Governo do Estado de São Paulo dentro do Programa de Ação Cultural de 2011, foi lançado agora em 2012 e por sorte chegou até minha casa da maneira mais bonita, um dos alunos do grande Amilton Godoy que é filho de um querido amigo.

          A música instrumental brasileira sempre me fascinou e sempre me pego pensando o quão melhor não seria se nossos meninos e meninas aprendessem na escola a gostar de ouvir música instrumental, além de aprender a ler partituras e conhecer os instrumentos, certamente nosso povo seria um povo diferente.

          Enquanto isso não acontece podemos ir nos deliciando com este CD que trás a obra de Villa Lobos pelo menos o essencial para ser apreciado por todos os amantes da boa musica brasileira, de maneira leve e sutil os arranjos ajudam a aproximar o ouvinte que não esteja acostumado a ouvir musica instrumental prendendo-o rapidamente para a audição completa deste trabalho tão singular.

          Estão por lá as Bachianas nº 4 e as Bachianas nº 5, bem como Trenzinho Caipira obras primas reconhecidas mundialmente e que tanto orgulha e alegra brasileiros há muito tempo, também estão presente outras composições do maior Maestro que nosso Brasil já teve, e a audição de todas faz a alma levitar.

          A ultima faixa dura aproximadamente 12 minutos e é a única que não é extraída da obra de Villa Lobos mas sim do domínio popular num pout-pouri de folclore de alegrar qualquer cidadão e didadã brasileiro, estão lá, O cravo, Nesta rua, Escravos de Jó, Sapo Cururu entre tantas, uma alegria a audição.

          Este CD é item básico para todos os admiradores da boa música instrumental brasileira, felizes os que já ouvem em casa essas preciosidades que tornam a vida muito mais bonita.

 

Paulo Gonçalo
paulogoncalo@uol.com.br

Nenhum comentário: