terça-feira, 23 de junho de 2009

BETHÂNIA – ÁGUIA NORDESTINA A GUIAR MENINOS E MENINAS!

Bethânia, geniosa como sempre, não gostou muito das imagens registradas no show “Dentro do Mar Tem Rio” e acabou por programar nova gravação que aconteceu em São Paulo, que foi prontamente atendida.

O tempo passou... Um CD ao vivo saiu pela gravadora Biscoito Fino... E nada do show chegar até as lojas e à nossas casas. Agora, quase dois anos depois da regravação, chega até todos o DVD “Dentro do Mar Tem Rio” .

Bethânia tem traçado sua bem sucedida carreira por projetos que nos enche os olhos e, sobretudo a alma... Basta que busquemos na memória alguns trabalhos desta interprete que há mais de 40 anos emociona o Brasil: “Brasileirinho”, “As Canções Que Você Fez Pra Mim”, “Tempo, Tempo, Tempo, Tempo”, entre tantos outros para avivar a alegria de ver e ouvir Maria Bethânia.

O último projeto que agora esta materializado em DVD, traz ás águas doce e salgada na voz da interprete baiana que tomou a muito tempo as rédeas de sua carreira.

As imagens do Show gritam a nossos ouvidos que estamos diante de uma artista inquieta, e em busca de suas certezas e incertezas. Seu canto traduz a aflição dos seres inacabados, e que vivem a eterna busca da perfeição, que para nós, simples mortais, parece inalcançável.

O que dizer da energia que emana por todos os seus poros ao declamar os versos dos Titãs : “... agora que agora é nunca, agora posso recuar , agora sinto minha tumba, agora o peito a retumbar, agora a ultima resposta, agora quarós de hospitais, agora abrem uma porta, agora não se chora mais, agora a chuva evapora ...” ? na realidade nada temos a dizer, pois petrificados estão todos ao acabar de ouvi-la em tal interpretação que logo em seguida explodem aplausos efusivos dirigidos a uma rainha da canção.

Bethânia junta poemas, poesias, canções de Brasil e de Portugal para tratar das águas salgadas do Atlântico, que nos separam e também nos aproximam e num escrito da poetiza portuguesa Sophia de Mello Breyner : “... através do teu coração, passou um barco que não pára de seguir sem ti o seu caminho...”

Dentro do mar de Bethânia existem vários rios, que chamamos de... São Francisco, Pinheiros, Amazonas, Negro, Acarai, Paraguai, Macaé e tantos outros que nos levam para alma do Brasil.






Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: