terça-feira, 23 de junho de 2009

OS SABORES DOS GESTOS DE ZÉLIA DUNCAN!

Sou fã de Zélia Duncan desde que ela assinava seus álbuns como Zélia Cristina, por mais que amigos fãs da boa música brasileira insistissem em classificá-la como mais uma cantora “densa” de nossa música popular, sempre percebi uma leveza e docilidade no cantar, que me comove sempre.


Agora em 2009 depois de algum tempo sem lançar nenhum CD solo, ela nos trás o maravilhoso Cd “Pelo Sabor do Gesto’ – Universal, e vejo estampada em várias matérias de grandes jornais brasileiros os comentários que dizem que ‘ Zélia está mais doce e suave’. Dou risadas lendo e ouvindo o trabalho que convenceu a maioria sobre o que eu desde o inicio já percebia.


Imaginem os versos: “... tenho duas namoradas: música e poesia, ocupam minha noites, acabam com meus dias...” São geniais! E estão lá neste trabalho que nos aguça a mente na direção do Show que logo estará rodando o Brasil e que com absoluta certeza será transformado em um DVD. Espero que isso aconteça rapidamente.


Zélia Duncan inicia novas parcerias neste trabalho. Nele ela torna-se parceira de: Zeca Baleiro, Chico César, Paulinho Moska, Dante Ozetti, sem dizer que trás canções de Ithamar Assumpção e Marcos e Paulo Cesar Valle, que confesso que poucos não acharão que são inéditas, tamanha a personalidade interpretativa que Zélia imprime nas canções.


Zélia trás como convidada especial a vocalista do grupo mineiro Pato Fu, Fernanda Takai, e não esconde de ninguém ser ela uma de suas cantoras preferidas na nova geração. Pode-se até torcer o nariz para a afirmação de Zélia, mas que a canção “Boas Razões” nas voz das duas ficou excelente, lá isso ficou.


Diria mesmo que só pelo trabalho primoroso de versão da canção francesa de Alex Beaupain que compôs a trilha de um belíssimo filme e que depois de passar por Zélia nos diz: “.. quem já tocou o amor pelo sabor do gesto? / Sentiu na boca no som? / Mordeu fundo a maçã? / Na casca, a vida vem tão doce e tão modesta / Quem se perdeu de si? / Eu já toquei o amor pelo sabor do gesto / Confesso que perdi, me diz quantos se vão?” já valeria a pena ter o CD em casa, no carro, no trabalho, na vida e sobretudo nos gestos.

Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: