terça-feira, 23 de junho de 2009

ETERNAMENTE – NELSON GONÇALVES!

Cresci ouvindo meu pai cantar canções que fizeram parte do repertório impecável do cantor Nelson Gonçalves. Não houve sequer um final de semana em que não amanheci com os versos da canção “A Volta do Boêmio”, que ecoava por toda a casa chegando até o quintal sem muros e cercas de chão batido e árvores que acompanharam meu crescimento.

Já adulto, tive o privilégio de ver e ouvir várias vezes Nelson Gonçalves, fosse em musicais da TV ou em LPs que passei a comprar, e confesso que alguns dos LPs de Nelson Gonçalves que mais me alegraram a vida foram os que ele fez recheado de convidados especiais, cantores e cantoras de minha geração; Maria Bethânia, Lobão, Alcione, Joanna, Fafá de Belém.

Há pouco tempo atrás leio a noticia de que o Produtor Musical Thiago Marques Luis estava preparando o lançamento de um DVD pela Sony Music. Um especial baseado em clipes que Nelson Gonçalves havia gravado para a Rede Globo de Televisão. O coração disparou e só sossegou quando o dito trabalho estava em minha casa, assistindo-o.

Após uns dez minutos de imagens e sons, pulei da poltrona e pensei ‘não posso assistir isso sozinho, tenho que rever estas imagens junto a meu pai e minha mãe’, e assim fiz. Momento único de (re) encontro familiar, cheio de emoções que a memória às vezes parece roubar-nos.

Neste especial para a TV Globo, Nelson Gonçalves encontra-se no seu auge, ele canta quase todas as canções que permearam minha infância e adolescência, e conta sua dura história de vida, e ainda nos presenteia com alguns clipes do Fantástico, daqueles discos que me emocionaram tanto. Estão lá clipes com: Alcione, Fafá de Belém e Martinho da Vila.

Esse lançamento certamente recoloca Nelson Gonçalves no devido lugar dentro do cenário de nossa musica popular, seguidor de outro grande cantor popular: Orlando Silva, Nelson fez escola entre os grandes interpretes de nossa canção e nunca escondeu sua luta sofrida contra o vicio que lhe perseguiu e quase o destruiu. Torna-se irresistível ouvi-lo contar a história de sua amizade com um dos mais enigmáticos personagens da história carioca: Madame Satã.

Que outros musicais da TV sejam lançados em DVD para que momentos que a memória pensa ter esquecido voltem a iluminar nossas mentes tornado eternos definitivamente os cantores e cantoras de nossa música popular.






Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: