terça-feira, 23 de junho de 2009

BONS VENTOS SEMPRE CHEGAM ATÉ LUIZA POSSI!

Herdeira única da parte artística dos Possi, Luiza tem deixado que os bons ventos sempre a leve de encontro ao que há de melhor em nossa música popular brasileira. Quem pensava que teríamos apenas mais uma filha de cantora no cenário musical enganou-se redondamente, pois a cada novo trabalho ela se supera.

Fica nítido para os bons entendedores da MPB que Luiza Possi vem construindo um caminho único na MPB dos anos 2000. Se alguém duvidar, que tal dar uma analisada na letra e na voz da cantora na canção composta por ela mesma e Dudu Falcão, intitulada “Minha Mãe” : “... Eu nasci de noite filha de uma estrela / A sereia canta só pra me ninar / Eu cresci na noite como a lua cheia / Afastando nuvem pra te iluminar ...” desncesserario tecer algum comentário certo?

A parceria com Dudu Falcão está também presente na bela “Paisagem” que trás lirismo especial na letra e torna-se singela na voz doce de Luiza que em qause anda lembra sua mãe Zizi, impossivel não se comover ao ouvi-la cantando “... De longe na paisagem tudo é tão perfeito / Tudo é tão normal / De perto toda coisa linda mostra algum defeito / E eu me sinto igual / Eu e você descobrimos a pólvora / A diferença nos faz tão bem / Somos os mesmos há milhões de anos / Amantes, errantes, humanos ...”

Mas onde percebemos mesmo o quanto Luiza Possi tem crescido é na interpretação que deu para a canção “Vou Adiante”, uma versão de Chico Cesar que conta com a participação para lá de especial de Lokua Kanza nos vocais e que sintetiza a evolução da cantora : “... Hoje vejo as coisas diferente do que vi / Meu ritmo conheço e ando mais sem medo / Duvidei de mim tanto e quase me perdi ..”. pois é ao terminar de ouvir o novo trabalho de Luiza Possi ficamos certo de que hoje ela vê as coisa realmente diferentes e que os Possi tem muito do que se orgulhar.





Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: