quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ê,Ê,Ê ... ESTÃO VOLTANDO AS FLORES E AS CANTORAS DO RÁDIO.






No DVD “As Cantoras do Rádio” são tantos os momentos singelos e de pura história (com “H” maiúsculo) da canção brasileira que torna-se quase impossível descrever a alegria que toma toda a alma ao assisti-lo.

Ver e ouvir; Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas,Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima faz com que um sentimento de brasilidade invada todo nosso ser. Cantoras da época de ouro do rádio fazem um registro do show que se chamou “... Estão Voltando as Flores ...” produzido pelo grande pesquisador de MPB Ricardo Cravo Albin.

A idéia original levou as quatro cantoras a homenagear dez DIVAS eternas de nossa música (Carmem Miranda, Isaurinha Garcia, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Linda Batista, Dircinha Batista, Nora Ney, Marlene, Emilinha Borba), o DVD entremeia ao show depoimentos que emocionam por si só.

Entre tantas histórias uma merece se reproduzida: numa das salas do Copacabana Palace, hotel grandioso no Rio de Janeiro, a cantora Camélia Alves nos conta como nasceu a canção: “A Noite do Meu Bem” de Dolores Duran, tendo acabado de adotar uma menina que acabara de ficar órfã de pai e mãe, sentada numa mesa de bar ao Aldo de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Dolores pediu uma comanda ao garçom e nela registra os versos que fizera para demonstrar a alegria de ter ganhado uma filha.

As emoções são tantas, e a saudade de um tempo que não vivi, mas que habita minha alma grita forte e EME faz pensar o quanto é bom estar diante deste registro histórico de beleza impar.

Salve os idealizadores deste belo DVD, que nos trás de volta tantas flores, flores de beleza eterna que traz o perfume de um Brasil feliz!


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: