sábado, 24 de julho de 2010

A LUA FICOU MAIS BONITA COM O BORDADO DE SOCORRO LIRA.














Fotos: VAL PORTÁSIO


A voz da cantora Socorro Lira me chegou através de imagens de um programa gravado na região de Galícia, onde ela comandava um show que resgatava a musicalidade deste pedaço da Europa que une Portugal e Espanha. A presença de palco e a leveza na interpretação das difíceis canções me embeberam.

Em seguida me coloquei na busca por material que me aproximasse ainda mais desta fada de voz doce, e encontro um CD lançado em 2010 intitulado “LUA BONITA” distribuído pela Tratore, feito em homenagem a Zé do Norte.

“Zé do Norte vive em minha memória auditiva, pois minha avó (que já chegou aos 100 anos na semana última) inúmeras vezes me ninou ao som da cantiga “Mulher Rendeira”. Adolescente e adulto fui atrás daquela canção e a descobri na trilha do filme “O Cangaceiro” cantado pela atriz Vanja Orico.

Para um toque especialíssimo nesta minha descoberta da fada de voz doce da MPB, Vanja Orico é uma das convidadas deste trabalho que resgata a obra prima do cancioneiro criado por Zé do Norte, e estão presentes com magnitude estelar: Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e também Sandra Belê e Zé Paulo Medeiros.

Socorro Lira regata sons que certamente são a tradução de nosso povo, do povo que vive no interior do Brasil e que torna realidade nossa capacidade de criação e recriação constante, é impossível ouvir a voz de Socorro lira ao longo de todas das faixas do Cd sem se emocionar inúmeras vezes.

Esta fada de voz doce mostra a fortaleza que habita seu repertório e sua trajetória no cenário musical brasileiro tão cheios de mascaras que não representam absolutamente nada de nossa cultura.

Bendito é um pais que tem uma Fada de Voz tão doce!


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: