quarta-feira, 14 de julho de 2010

MARIZA NO CONCERTO TERRA.




A cantora Mariza gravou em 2009 o DVD “Terra em Concerto” lançado pela gravadora EMI em junho de 2010 aqui no Brasil, o show esta baseado no álbum de mesmo nome que a cantora gravou em estúdio. O DVD traz um documentário sobre a origem do Fado feito pela BBC.

Sou um apaixonado por esta cantora de fado (nascida de mãe Moçambicana e pai Português) desde que pela primeira vez ouvi os sons de sua voz, imediatamente me senti tocado pela extrema capacidade de mastigar as letras de maneira a fazer com que cada palavra tenha o seu real significado explicitado.

Neste novo concerto gravado num belíssimo Teatro de arena torna-se ainda mais verdadeira minha paixão por esta sonoridade que Mariza emite cada vez que se põe a cantar, me chamou a atenção as letras das canções, e pergunto-me como é possível não se emocionar ao ouvir este poema de Rui Veloso e Carlos Tê em sua voz:

“... Diz me rio que conheço
Como não conheco a mim
Quanta magua vai correr
Até o desamor ter fim
Tu nem me ouves lanceiro
Por entre vales e montes
Matando a sede ao salgueiro
Lavando a alma das fontes ...”

Alias aprende-se muitissimo com o documentário sobre o Fado, inclusive torna-se ainda mais fortes os laços que nos une a Portugal, pois existe um pouco de nós, brasileiros, nesta canção portuguesa, e em mais uma composição de Rui Veloso desta vez em parceria com Paulo Abreu Lima a paixão por esta terra de toma todo meu ser e me tras lagrimas aos olhos ao ouvir:

“... Cresce a noite pelas ruas de Lisboa
E os meninos como eu foram dormir
Só eu fico com o sonho que já voa
Nesta estranha minha forma de sentir
Deixo o quarto com passinhos de menina
Num silêncio que respeita o mais sagrado
Quando o brilho dos meus olhos na cortina
Se deleitam ao ouvir cantar o fado ...’

Mais uma vez Mariza me envolve com seu canto e me faz feliz por ter Portugal dentro de mim.




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: