sábado, 13 de novembro de 2010

O MARCO ZERO DE ELBA RAMALHO.












Elba Ramalho completou 30 anos de carreira e gravou o belíssimo CD no centro da capital de Pernambuco, Recife, recheado de participações especiais e de números musicais que desenham a trajetória da cantora que um dia foi chamada de “a Madonna do Nordeste’ de maneira jocosa por algum jornalista que acreditava entender de música brasileira.

Nestes 30 anos Elba Ramalho só fez mesmo se transformar em uma das maiores Divas de nossa canção popular, com sua voz rascante e cheia de swing. São inúmeros os sucessos que Elba emplacou durante todos estes anos e que nos fez dançar muito e namorar ainda mais.

O CD que já se encontra a venda está sendo lançado pela Biscoito Fino, que havia já editado o excelente CD de inéditas de Elba ano passado, a promessa é que até o final de 2010 chegue até as mãos dos admiradores de Elba o DVD que fora gravado junto com este DVD.

A música que abre a audição do CD é uma das mais bonitas já escritas por Alceu Valença intitulada “Anunciação” e a voz de Elba rasga os céus recifenses entoando “... tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais ...” fantástica embaixatriz da região mais linda de nosso Brasil.
“... descobrir a beleza desta mulher..”. emenda a voz de Elba a primeira canção fazendo nos lembrar de sua estréia nos discos com a bela “Banquete dos Signos’ um dos trabalhos mais emblemáticos da cantora no final dos anos 70 inicio da década de 80, década alias que firmaria definitivamente no cenário musical o nome de Elba.


Ouvimos Elba dividir os vocais com Geraldo Azevedo, Lenine, Alcione, Zé Ramalho, André Rio e Cesinha atual companheiro da cantora em dueto emocionado em “É só você querer”.

O desejo que fica instalado no coração ao acabar de ouvir este CD de Elba Ramalho é o de que, pelo menos, mais 30 anos se passem com a voz de Elba a embalar nossos sonhos e nossas alegrias. Feliz de um povo que tem uma voz como a de Elba a traduzir seus sons!
Salve Elba!




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa Paulo eu até me emocionei com essa resenha. Acompanho a carreira dessa leoa nordestina e a admiro tanto não só por se transformar em uma diva, profissional do canto, raio da silibrina que enfeita os mais variados palcos do país. Mas, admiro a Elba enquanto representante légitima de uma nação ainda vista como exótica por seus próprios irmãos que vivem a caricatuar o seu sotaque. Elba, em sua trajetória, nos ensinou a olhá-la como mulher humana que à viver erra e acerta e não tem vergonha de aprender. Inseriu grandes compositores no cenário musical e continuou a verve do seu padrinho, Mestre Lua. Celebrar os seus 30 anos no Marco Zero de Recife parece anunciar o início de uma nova temporada temperada pela consciência do tempo que pra bom entendedor, aprende. E assim, mesmo interessada, preocupada, atuante com questões sócio-políticas Elba nos convida pro seu show com as alegria melhorada e revigorada de quem ainda tem lutado por escolher o canto em sua estrada.