sábado, 25 de dezembro de 2010

GRANDES NOMES – ABELIM MARIA DA CUNHA... SALVE ANGELA MARIA.



O Brasil talvez seja o único país no mundo que deve se orgulhar da enorme quantidade de cantoras que possue, mas certamente qualquer outro país não só se orgulharia como veneraria eternamente a cantora que certa vez ganhou o apelido de “sapoti” - fruta tipica do interior do Brasil - e que possue a mais bela voz entre todas as outras cantoras que já estiveram e estão entre nos.

Angela Maria, cantora singular no cenário musical nacional há mais de 50 anos há muito ocupa o primeiro lugar entre as mais importantes interpretes vivas de nossa canção. Seu inicio de carreira foi assumidamente construído a partir da imitação de Dalva de Olivieira, outra cantora que fez e faz nosso Brasil orgulhar-se.
Angela Maria que começou imitando Dalva de Oliveira foi imitada no inicio de carreira por ninguém menos que Elis Regina que enquanto esteve viva não deixou de prestar inumeras homenagens à Diva da cor do “sapoti”. Sempre que podia Elis Regina fala sobre Angela Maria e cantava seus sucessos, o que só fez aumentar o respeito por esta maravilhosa cantora.

Aos poucos nosso imenso país vai perdendo a fama de ser um país sem memoria, certo que ainda é muito lento este processo da recuperação da memoria cultural nacional, mas ele existe e vem consquistando um filão importante do mercado fonográfico, e a prova maior é o lançamento recente da Globo Marcas de mais um DVD da série Grandes Nomes da Rede Globo, desta vez o especial feito por ninguém menos que ela a nossa sapoti: Angela Maria.

O Especial que foi ao ar no inicio da decada de 80 fez parte de uma série de programas que trazia no titulo o nome verdadeiro do cantor (a), este programa que teve Angela Maria como centro trouxe numeros musicais com os maiores sucessos da cantora até à epoca e participações para lá de especiais de João Bosco e, pasmem, da cantora Angela Ro Ro em numero para lá de inusitado. Para terem idéia desta participação Angela Maria chega a perguntar a Ro Ro porque que ela uma moça tão bonita não tinha namorado.

Brincadeira a parte o DVD é um marco histórico e deve estar entre os de destaque em qualquer coleção de MPB pois ver e ouvir Angela Maria em um momento tão doce de sua vida é um privilégio para todos aqueles que cultuam a memoria musical de nosso Brasil.




Paulo Gonçalo dos Santo
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: