segunda-feira, 21 de março de 2011

ALINE: UMA CANTORA DOS MONTES CLAROS DO BRASIL



















Reclamamos sempre que o Brasil é um pais sem memória e se, de fato, quisermos o respeito do mundo, temos que respeitar e preservar nossa própria cultura, e dentre tantas faces dos movimentos culturais que este gigante adormecido produz a memória musical de nossa gente precisa urgentemente ser preservada.

Aline foi uma cantora brasileira nascida em Montes Claros, nas Minas Gerais, que teve uma curta carreira mas que deixou marcas profundas na alma de quem teve o privilégio de escutar sua voz soprando as palavras que os compositores confiaram à sua bela voz.

Teve seu inicio num programa popular de calouros de onde se saiu vencedora interpretando nada menos que “Atrás da Porta”, o ano era 1972. Quanta diferença hein?! Um programa de calouros ultra popular tem como sua vencedora uma cantora que interpretou uma canção de Francis Hime e Chico Buarque... Os tempos realmente eram outros, e apesar da ditadura militar as flores insistiam em afrontar os canhões.

Em 1973, Aline registra para uma grande gravadora seu primeiro trabalho e ganha de Caetano Veloso uma belíssima canção intitulada “Amo-te (mesmo) Muito”, e a gravadora considerando pouco comercial a gravação não permite seu lançamento. Daí para frente, Aline junta-se a outros questionadores da regras impostas pelas gravadoras, como Jards Macalé, e fazem shows pelo Brasil a fora.

Em 1979 funda uma gravadora independente e grava seu primeiro LP cujo titulo trás apenas seu primeiro nome “Aline” que recebe criticas calorosas da imprensa especializada em música. Entre seus admiradores estava lá Madame Satã, ícone homossexual no bairro da Lapa no Rio de Janeiro, nos anos 40 e Aline adora se apresentar para ele.

Nos anos 80 fez vários shows e gravou alguns LPs. Nenhum ainda editado em CD. A memória cultural musical brasileira continua carecendo de respeito e de programas que resgatem a importância de cantoras como Aline. Infelizmente, em 2003 Aline partiu mas todos que tiveram suas almas marcadas pelo canto de Aline fazem com que ela permaneça viva dentro de nossos corações.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: