segunda-feira, 21 de março de 2011

ANTONIO MARIA NA VOZ DE MARISA “GATA” MANSA




Marisa “Gata” Mansa ganhou este apelido devido a seu jeito manso de falar, jeito que transportava para seu cantar e que arrebatava o ouvinte que não conseguia deixar de se embriagar por esta cantora de voz comovente e apaixonante.

Marisa partiu em 2003 e certamente hoje deve estar ao lado de Baden Power, Vinicius de Moraes, Tom Jobim e, quem sabe, batendo longos papos com Elis Regina, mas em 1997, ainda entre nós, ela lançou um trabalho fonográfico muito interessante e pouco conhecido até hoje: “Encontro com Antonio Maria” lançado em CD pela gravadora CID.

Este é um daqueles trabalhos de cantoras brasileiras que não podem faltar nas casas onde a MPB tem lugar garantido. Primeiro, pela homenagem merecida a este compositor que falou com tanta propriedade aos corações que sofrem pelo e para o amor, e segundo, por tratar-se do registro de uma das vozes mais belas da MPB.

O CD traz as participações do cantor Emilio Santiago e do ator Reinaldo Gonzaga, que tornam ainda mais agradável a audição, e entre os músicos que participaram da gravação encontramos o filho de Marisa e Cesar Camargo Mariano: o músico Marcelo Mariano.

O repertorio é generoso e inclui 14 músicas deste que é um dos maiores compositores de nossa MPB. Estão presentes: “O amor e a Rosa”, “Preconceito”, “Quando tu Passas por Mim”, “Ninguém me Ama”, “Manhã de Carnaval”, entre tantas outras.

Marisa “Gata” Mansa é uma cantora da época onde a qualidade vocal era o que fazia a diferença. É preciso resgatar o trabalho desta que foi, sem duvida, uma das maiores preciosidades vocais que nosso Brasil já teve.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: