domingo, 20 de março de 2011

MARIA BETHÂNIA É O NOSSO PÁSSARO DA MANHÃ




São poucos os povos de nosso planeta que tem o privilégio de ter entre seus cidadãos um que há quarenta anos canta as alegria e tristezas do labor diário da vida de seus habitantes, tranformando-se num pássaro que nos torna mais belo os dias com sua gargante d’ouro.

Nós, brasileiros, temos uma cidadã chamada Maria Bethânia. Cidadã e dona da voz que há quatro decadas embala nossas vidas como só os mais belos pássaros fazem pelos ares deste mundo à fora. Esta cantora, há exatos trinta e quatro anos, deu nos de presente um LP chamado “Passaro da Manhã”, obra prima e sagrada da Música Popular Brasileira desde então.

E, ainda tonto do que houvera,
À cabeça, em maresia,
Ergue a mão, e encontra hera,
E vê que ele mesmo era
A Princesa que dormia.
(Fernando Pessoa)

Este trabalho de Bethânia inicia-se com a declamação do belo poema de Fernando Pessoa chamado “Até Pensei” citado acima.

Este pássaro insiste desde sempre a nos trazer através da sonoridade de sua bela voz, poesias, poemas e escritos muitas vezes largados e esquecidos a margem da história do homem.

Este pássaro encantado chamado Bethânia, alem de gravar neste LP de 1977 clássicos como “Tigresa” de Caetano Veloso, “Começaria Tudo Outra Vez” de Gonzaguinha, “Terezinha” de Chico Buarque entre outras canções traz nos poetas maiores da língua portuguesa.

Quantos de nós tornamo-nos cidadãos brasileiros letrados e conscientes de nosso papel sócio político cultural através do canto deste pássaro que insistente sempre em trazer, além de seu belo canto, as palavras escritas que tocam nossas almas.
Quando este “LP” foi lançado não existiam leis de incentivo para a cultura em nosso Brasil, mas também não existia tanto lixo vendido como cultura, e o Brasil vem insistindo em enfiar goela abaixo de nosso povo uma produção musical de péssima qualidade e nunca antes houve tão pouco espaço na mídia para nossos pássaros sagrados que insistem em acreditar na qualidade do trabalho que serão oferecidos a nos e nossos filhos.

Vale ouvir não só o LP “Pássaro da Manhã”, mas sim toda a obra deste pássaro encantado que merece sim todos os incentivos e afagos deste povo que precisa aprender a respeitar os senhores e senhoras de nossa canção.

"O único jeito é acredita
e acreditar chorando"
(Clarice Lispector)


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Um comentário:

clovis disse...

Como ouvi..Contava eu com meus 14 aninhos..Terezinha tocava adoidado nas rádios...