quarta-feira, 15 de abril de 2009

CAZUZA, UMA PROVA DE AMOR!


Em 2008, a Som Livre presenteou os amantes da MPB com o lançamento em DVD do show “Uma Prova de Amor” exibido pela rede Globo de televisão nos anos 90, pouco antes da morte prematura do cantor e poeta Cazuza.

Para aqueles que, como eu, assistiram esse show pela TV com a mão no controle remoto do vídeo cassete, a alegria de poder rever tais imagens é imensa. Primeiro porque o poeta esta vivo, alias, mais vivo do que nunca. Suas canções ganham cada vez mais força. Segundo porque nunca num show de TV tanta gente importante da MPB esteve presente.

Era janeiro quando o especial foi ao ar pela Rede Globo, nele podemos ver algumas participações especiais gravadas tanto no show realizado no Teatro Fênix no Rio de Janeiro, quanto em depoimentos gravados em estúdios.

As interpretações dadas por cada convidado às canções de Cazuza tornaram-se únicas para as letras tão bem escritas por este poeta! É de arrepiar a interpretação de Sandra de Sá para a canção “Blue da Piedade”, assim como emociona e comove a interpretação de Simone para “Codinome Beija-Flor”, sem falar no canto que marcou toda a década de 90 na voz da até então imbatível Gal Costa – “Brasil”.

O duo com Gilberto Gil em “Um Trem para as estrelas” nos transporta para os cenários dos grandes filmes brasileiros da década de 70, a atmosfera do dueto é encantadora, assim como é transbordante de emoção a interpretação de Leila Pinheiro, Olivia Byington, Caetano Veloso e Gal Costa para a belíssima letra de “Todo o amor que houver nesta vida”.

A participação de Frejat, já líder do grupo Barão Vermelho, é fraterna e mostra carinho que existia entre os dois.

Ney Matogrosso dá depoimento entrecortado que revela um pouco do pensamento deste menino do Rio que na verdade nasceu para ser um menino do Brasil, o DVD trás ainda clipes e participações de Cazuzas em alguns programas musicais da Rede Globo, mas ele vale mesmo pela “prova de amor” que Cazuza deixou ao mundo!


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: