quarta-feira, 15 de abril de 2009

RC E CAÊ NA MÚSICA DE TOM!


A grande idéia musical de 2008 foi o convite feito a Roberto Carlos e Caetano Veloso para homenagear o cantor e compositor Antonio Brasileiro de Almeida Jobim, o que seria apenas um show comemorativo ganhou versão em CD e DVD.

Para os fãs de Roberto Carlos a oportunidade de ver o rei mais leve e menos denso, e para os fãs de Caetano Veloso que desde sua gravação de “Eu sei que vou te amar” de Tom Jobim aguardam o dia que Caê faça Cd dedicado totalmente a Tom Jobim, a chance de ouvi-lo dentro dele.

A iluminação do show é a mesma usada anualmente nos show de Roberto Carlos para a rede Globo, muito azul, muito branco, sempre aquela impressão que estamos no CEU cheio de nuvens ao redor, mas isto não torna menos atraente o DVD nem o CD que registra este encontro.

Como a maioria dos Duos os cantores dividem as interpretações das canções, mas não em uníssono, cantam como duplas convencionais, cada um cantando uma parte da letra, o que deixa curioso o expectador que se prende a mudança das vozes. Poderiam ter tentado algumas interpretações em uníssonos mas não quiseram arriscar.

Caetano Veloso parece um tanto intimidado frente ao rei, nada de posturas arrogantes. Na verdade percebemos nitidamente que Caê se comporta com um súdito do Rei, e é assim que o show segue até o fim.

Convidam o neto de Tom Jobim, Daniel Jobim para bela homenagem ao avô no piano que certamente comove quem vê e ouvi.

Algumas canções foram arranjadas por Jacques Morelenbaum para interpretação solo de Caetano Veloso o que torna esses momentos únicos e sem sombra de duvida os melhores momentos do DVD, até porque Caê escolheu para estes números canções consideradas “lado B” de Tom e os arranjos de Jacques Morelenbaum valorizam estas canções.

Roberto Carlos aproveita seu vasto arquivo de participações especiais e cantarola a canção “Ligia” com o próprio Tom Jobim em imagem dos anos 70 retiradas dos arquivos da Rede Globo, momento que emociona e trás uma enorme saudade de Tom.

Certamente Tom Jobim gostaria de tal idéia, mas penso que após assistir ao encontro comentaria com os próximos, faltou Chico Buarque, Milton Nascimento, entre outros amigos! Saudades do Tom!



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: