quarta-feira, 15 de abril de 2009

AMIGO É CASA – DUAS ALMAS (SI E ZD)!


Simone (a Cigarra) e Zélia Duncan (a ZD) uniram suas belas vozes para presentear ao público, que anda ávido por ouvir música boa e de qualidade e gravaram ao vivo no Auditório Ibirapuera em São Paulo o importante CD/DVD “Amigo é Casa”.

Percebe-se que a concepção do projeto foi rebuscada e muita pesquisa se fez para que as duas cantoras pudessem chegar à escolha das 26 canções que compõem o DVD. Já o CD contem menos canções. As cantoras cantam juntas as canções o que torna o CD ainda mais interessante. De fato as duas vozes se complementam.

Bia Paes Leme, diretora musical do espetáculo, revela no making off do DVD o quanto a agradou a sonoridade das vozes das duas cantoras juntas. Também no making off podemos nos deliciar com um encontro entre Si e ZD mais Cristovão Bastos, Hermínio Bello de Carvalho e Bia Paes Leme, onde as cantoras falam sobre o titulo do trabalho e cantam a canção de Hermínio que faz uma ode a amizade como nunca feita no cenário musical brasileiro.

As cantoras têm apresentações solos e a maioria das canções é mesmo em DUO. Momento especialíssimo de Zélia Duncan solo é quando canta a canção de Luis Tati intitulada “A Companheira” tal canção comove do inicio ao fim e é impossível não visualizar as palavras cantadas por Zélia. Outro momento muito terno de Zélia Duncan solo é sua interpretação definitiva para a canção “Cuide-se Bem” de Guilherme Arantes.

Já Simone tem momentos de grande impacto e comoção em suas apresentações solo, a sintonia com a platéia fica evidente quando ela canta de Francis Hime e Geraldinho Carneiro a canção “Existe um céu” a canção é de tamanha leveza que é possível sentir a platéia sussurrando as frases junto aos movimentos da boca da cantora.

Simone revivendo o auge de seus sucesso inquestionável nos anos 70 revive com grandeza de estrela duas interpretações que são únicas em sua voz, “Diga lá Coração” do amigo pessoal da cantora Gonzaguinha e arrasa ao interpretar “Medo de Amar nº 2” de outra amiga querida da cantora: Sueli Costa, em parceria com Tite de Lemos.

Dos duos é impossível ouvir imóvel as canções “Gatas Extraordinárias” de Caetano Veloso e “Agito e Uso” de Angela Ro RO. De fato, arranjo e vocais são eletrizantes e nos faz morrer de vontade de reviver o tempo onde sair para dançar era programa alegre e agradável, sem as preocupações de hoje em dia.

As cantoras juntam suas Almas ao interpretarem canção de nome igual composta em épocas diferentes para cada uma delas numa deliciosa brincadeira musical.

Duas grandes cantoras... Uma amizade... E a casa construída aos poucos que se abre aos amigos! Linda casa!



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: