terça-feira, 29 de dezembro de 2009

QUANDO O CÉU CLAREOU PARA FABIANA COZZA PASSAR


Fim de ano chega e lá vem uma enchurrada de CDs, DVDs , tibutos, boxes, enfim, tudo que faz mover a engrenagem capitalista que à duras penas faz a cultura movimentar-se. A grande maioria dos lançamentos deste periodo é tão obvia que para os que admiram e acompanham a MPB quase nada tem interesse.

Mas eis que chega dezembro de 2009 e a gravadora Lua Music, em parceria com a TV Cultura, fazem chegar até o grande publico que devora cultura o primeiro DVD da cantora, que ao meu ver retomou a magnitude das interpretações femininas no ceneario da MPB desde a aparição de Elizeth Cardoso... Simplesmente falo de Fabiana Cozza.

Sabemos de todas as dificuldades que uma cantora que não pertence ao casting de uma grande gravadora deve ter sofrido até fazer com que este belissimo trabalho chegasse aos estandes das lojas, afinal este trabalho foi gravado no Auditorio Ibirapuera, em 2008, tendo percorrido longo ano até chegar até nós.

Tive a oportunidade de assistir a esta gravação e foi aí que Fabiana Cozza entrou de vez em minha vida, e entrou com força que desde então não há sequer uma participação sua em shows que não faço o possivel para lá estar. Me encanta seu jeito forte e ao mesmo tempo doce de ocupar todos os espaços do palco.

Cantora de voz privilegiada e de um canto personalizado, raras são as cantoras da MPB que deixam sua marca no canto e Fabiana Cozza pertence a este time, sei lá, seria ela talvez uma mistura de Clara Nunes, Bethânia, Simone, Elis Regina e Elizeth Cardoso?? Quem sabe?

Mas isso não importa, o que realmente impoorta é que este registro que tras em seus extras uma videografia de Fabiana para que aqueles que não a conhecem possam entender sua trajetória dentro do universo musical brasileiro, e foi neste documentário que revi uma cantora que tem em minha opinião tem um dos mais belos discos que perpetuam a obra de Noel Rosa, a inigualavel Ione Papas. Vale não só conferir os extras do DVD “Quando o Céu Clarear” de Fabiana como ir atrás do CD tributo a Noel Rosa gravado anos atrás por Ione Papas.

O CD trás um belo e comovente repertorio que nos leva diretamente ao encontro das raizes de nosso povo, entendendo esse povo como latino-americano, e conta com as participações de Maria Rita (reverenciaando Fabiana da maneira que ela merece) e de Rappin’ Hood numa das mais comoventes fusões de ritmos que nossa música já viu. Vale conferir! Vale comprar! Vale divulgar, pois estamos diante de um dos mais recentes clássicos da MPB.


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Revisão Afetiva: André Menezes

2 comentários:

Renata Fiusa disse...

Olá, querido Paulo! JÁ COMPREI O DVD da Fabiana Maravilhosa. Também estava na expectativa de sair, ainda não chegou, mas já o vi na Cultura no último dia 30. Foi um freje, eu e vários amigos vendo o show e mandando torpedos uns para os outros, falando ao celular, por conta da identidade etnico-religiosa que temos com ela. E pensar que foi você que me apresentou esta bonita, heim? Aproveitando, quero vê-lo em breve para você autografar os livros, ok? Bjs

Paulo Gonçalo disse...

Rê,
Pois é a Fabiana Cozza é sempre minha porta de entrada para amizades duradouras, aprenseta-la a quem é improtante para mim é tão improtante quanto o ar que respiro diariamente. beijo grande!