segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

“ JOÃO BOSCO - SONGBOOK”





* item de colecionador"

Almir Chediak ao longo dos anos foi se tornando um dos mais queridos produtores da nossa musica popular brasileira. Sua serie de songbooks dos maiores compositores contemporâneos de nossa musica foram ganhando destaque dentre os colecionadores e os apreciadores da boa musica.

Antes de sua partida repentina e muito sentida entre nós ele produziu o songbook de João Bosco, lançado por sua gravadora, a Lumiar, numa tiragem de 1.000 (hum mil) CDs, tornou-se rapidamente um item de colecionador, daqueles apaixonados pela musica popular brasileira.

Como em toda sua serie de songbooks, Chediak, junto com o compositor, escolheu intérpretes de diferentes estilos musicas para reinterpretar a obra em questão, e eis o que mais enchia os olhos e ouvidos dos amantes da boa musica, justamente a oportunidade de poder ouvir na voz de nossos ídolos as canções que eles nunca interpretaram.

E com João Bosco tem-se a impressão que as escolhas, mais do que nunca, foram acertadissimas,Tudo que ouvimos nestes três CDs parecem ecoar como clássicos imutáveis, e estão presentes neste trabalho ninguém menos que Cauby Peixoto, Martinho da Vila, Leila Pinheiro, Djavan, Ney Matogrosso, Ana Carolina, Rosa Passos, Zeca Baleiro, Chico César, Chico Buarque, Daniela Mercury, Leny Andrade, Milton Nascimento, Joyce, Lenine, Gilberto Gil, Zizi Possi, Zélia Duncan, Zeca Pagodinho, Simone entre outros.

As canções abrangem várias fases da carreira do compositor e é ai que as alegrias começam: as escolhas estão simplesmente magníficas. É de arrepiar a interpretação de Simone para a canção “Nação” consagrada na voz de ninguém menos que Clara Nunes, acompanhada do próprio João Bosco, a cantora Simone mostra o porque é uma diva de nossa musica popular.

Soberbo está Edson Cordeiro na interpretação da canção “Miss Suéter” que o compositor fez em homenagem a cantora Ângela Maria. Edson dá o tom correto e rejuvenesce a canção de maneira lírica.

Zizi Possi consegue se superar ao interpretar a canção “Quando o Amor Acontece”, já considerada uma das melhores interpretes das composições de João Bosco. Zizi, nesta gravação, mostra que a MPB não existirá sem ela.
Ana Carolina mostra toda sua força interpretativa em “Linha de Passe”, abrindo o caminho para que a canção se reinvente ganhando assim novos ouvintes;

E o maior cantor brasileiro ficou com a tarefa de se superar em “Dois pra Lá, Dois pra Cá” e foi isso que Cauby Peixoto fez na interpretação da canção um dia consagrada na voz de ninguém menos que Elis Regina.

Vale garimpar e encontrar a caixa e assim se deleitar com interpretações raras que somente confirmam a grandiosidade do compositor João Bosco.


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: