quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

“ A CANTORA SIMONE E A MUSICA LATINA”



* item de colecionador *

De todas as cantoras brasileira Simone é a que mais Cd’s tem em língua hispânica, o primeiro trabalho da cantora para o mercado hisnanico aconteceu em 1991 e nunca chegou a seri lançado comercialmente no Brasil, sua gravadora à época era Sony Music que investiu muito no lançamento da cantora neste mercado e facilmente enontramos registros pelo youtube destes trabalhos. Antes Simone havia gravado um LP que serviu de teste para a gavadora.

O primeiro Cd chamou-se “Procuro Olvidarte” em alguns países e em outros apenas “Simone”, o cd trazia uma mescla de ritmos latinos que incluíam inéditas e tradicionais canções do repertorio hispânico, como por exemplo: “La barca”, e ainda um belo duo com Pablo Milanês na consagradissíma canção “Yolanda”.

Este primeiro Cd totalmente dedicado ao mercado hispânico trazia também um versão para o espanhol da canção de Martinho da Vila “Me ama amo”, que ganhou a seguinte tradução: “El que no llora no ama”, é curioso ver nosso compositor “carioca e sambista da gema” vertido para outra língua, mas considerando que até Nana Mouskouli já gravou Martinho e diga-se de passagem muito mal, a gravação de Simone é soberana. Também encontramos neste trabalho a versão para um sucesso popular de Fagner que fora composto pela dupla Sulivan e Massadas chamada: “Deslizes”, que em espanhol ganhou tons e cores dramáticos na voz grave e melodiosa de Simone.

Encontramos compositores como Jose Luis Perales e Juan Carlos Calderon que enviaram inéditas para este trabalho, alem da elegante participação de Pablo Milanês o Cd traz ainda a participação do respeitado cantor e instrumentista Manzanita.

Este primeiro cd serviu para firmar a cantora no cenário hispânico, em 1993, sob o titulo de uma canção de Roberto Carlos, Simone lança seu segundo CD dedicado apenas ao mercado hispânico: “La Distancia”, mais solta o trabalho é grandiloqüente e trás algumas canções que se transformaram em sucesso na Espanha, no México, na Argentina e na Venezuela.

O Cd contou com a participação do cantor Raul Torres, que também aparece no cuidadoso clip da canção produzido pela gravadora Sony Music. Dois CDs que só enobrecem a carreira desta cantora, e que valem ser garimpados em lojas internacionais.

É importante o Brasil saber uma das Divas de sua música popular é também respeitada no universo hispânico da canção.









Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes Revisão Afetiva

Um comentário:

Walry disse...

A Sony poderia lançar no Brasil estes cds de Simone já que atualmente está fazendo relançamentos dos discos nacionais que a cantora fez por esta gravadora.