sábado, 25 de dezembro de 2010

O AMOR, A FESTA E A DEVOÇÃO DE MARIA BETHÂNIA.





Aos suditos cabem venerar a Rainha e nesta altura do reinado para lá de 40 anos é praticamente impossivel tecer algum comentário que possa macular o trabalho dos ultimos anos da abelha rainha Maria Bethânia, desde o cd e dvd “Brasileirinho” que Maria Bethânia vem mostrando para todo o mundo seus amores, suas festas e suas devoções, um marco na carreira da cantora que tem se perpetuado a cada trabalho que ela lança.

Aos poucos chegou a todos os apreciadores da música brasileira através da gravadora Biscoito Fino (desta vez também em blu-ray) o ultimo trabalho de Maria Bethânia chamado “Amor, Festa e Devoção”, registro primorozo do ultimo show e tournee da cantora, com esmero de sempre e direção cênica acertada de Bia Lessa.

Momento especia eu destaco a interpretação da canção do portugues Pedro Abrunhosa – ‘Balada da Gisberta’ feita pelo compositor/poeta em homenagem ao transexxual brasileiro morto em Portugal numa demostração de que a intolerancia e o desrespeito às liberdades individuais não são privilégios de nosso Brasil. A carga dramatica na interpretação nos leva a refletir sobre os inumeros casos diários de violência que seifam vidas intermitentemente.

O cenário e o palco tomados por rosas vermelhas que adornam toda a apresentação da Abelha Rainha dão um riquinte e uma pompa poucas vezes vistas em outros cantores (as) da MPB, mas nada que surpreenda quem já acompanha o trabalho desta interprete das palavras que faz nossas vidas menos amargas e duras há tanto tempo.

Maria Bethânia deixa seu publico sempre em sintonia com seus amores, suas festas e suas devoções e este registro que ao ser projetado tomam todos os comodos das casas dos suditos preenchendo as com tons vermelhos traz ainda um emocionante documentário onde Bethânia aparece cantando linda cercada pela familia na Basilica de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo, eis ai a Rainha mostrando mais uma de suas devoções.

Abençoada um país que tem uma Rainha cantora.



Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br
Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Um comentário:

CARLOS SIMAS disse...

SENSACIONAL.MAS COMO BAIXAR ?.APROVEITO PARA PERGUNTAR:OS LINKS DO BALAIO DE IMAGENS MPB ESTAÃO QUEBRADOS ?NÃO CONSIGO VER NEM BAIXAR.QUANDO PUDER ESTE DA BETHANIA AVISE OU COLOQUE O LINK