sexta-feira, 3 de junho de 2011

OUVIR FÁBIO JORGE NO CD CHANSON FRANÇAISE 2 FAZ BEM A ALMA

















O cantor Fábio Jorge verteu para a língua francesa uma das mais belas canções composta por Gonzaguinha intitulada “Grito de Alerta”, e ao ouvir a canção na voz vigorosa e apaixonada de Fábio Jorge, um sopro de felicidade invade todo nosso ser. Só por esta canção o CD: “Chanson Française 2”, lançado pela Lua Musica e produzido por Thiago Marques Luis, já é obrigatório aos amantes da boa música.

Mas temos ainda a versão de’ Ternura Antiga’ feita também por Fábio que ao cantá-la neste trabalho divide os vocais com Cida Moreira, transformando-se num dueto mágico e emblemático que une vozes tão belas a esta bela canção que já teve inúmeras gravações desde que Dolores Duran e José Ribamar a apresentaram ao mundo.

Como bem diz o DJ Zé Pedro na apresentação deste trabalho, a musica francesa, de tempos em tempos, invade o Brasil e é quase impossível existir alguém que não tenha em sua memória afetiva musical alguma canção nesta bela língua que a pronunciá-la já sai melódica. Zé Pedro esqueceu de lembrar que até meados dos anos 70 o francês era matéria obrigatória no ensino fundamental de todo o Brasil.

O CD trás ainda a participação luxuosa do maior cantor brasileiro vivo: Cauby Peixoto, que interpreta ao lado de Fábio Jorge uma versão feita por ele mesmo de “Pra não Dizer Adeus”, de Edu Lobo e Torquato Neto, o que deixa este trabalho ainda mais encantador. Ainda podemos ouvir a cantora Silvia Maria num duo bonito com Fábio na bela canção de Charles Aznavour chamada “Je n’allendais que Loi” e a especialíssima participação de João Carlos Assis Brasil a encerrar o Cd com a canção “L’été 42” de Michel Legrand.

Chanson Française 2 o CD de Fábio Jorge merece ser transformado num belíssimo show e depois chegar até nossas casas no formato DVD, pois trata-se de um trabalho que toca as almas apaixonadas de maneira sublime! Salve Fábio Jorge.


Paulo Gonçalo dos Santos
Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

3 comentários:

Flammarion Vieira disse...

Paulo, a musica francesa realmente faz parte das nossas memórias mais íntimas...e o Cantor Fábio Jorge, aos poucos tem transformando este velho e delicioso momento adormecido dentro de nós, em um maravilhoso despertar...parabéns e que venha logo vários shows, deste que é o novo interprete da chanson française issi au Brésil..
Viva le Brésil, Vive la chanson française et Viva la voix de Fabio..

Flammarion Vieira disse...

Paulo, a musica francesa realmente faz parte das nossas memórias mais íntimas...e o Cantor Fábio Jorge aos poucos tem transformando este velho e delicioso momento adormecido dentro de nós, em um maravilhoso despertar...parabéns e que venha logo vários shows deste que é o novo interprete da chanson française issi au Brésil..
Viva le Brésil, Vive la chanson française et Viva la voix de Fabio..

Contando tudo disse...

Paulo, vi hoje a reprise de um progama na TV, onde um dos entrevistados era Fábio Jorge, que eu não conhecia. Adoro música francesa e gostaria muito de comprar os CDs dele. Por acaso são vendidos em lojas?
Obrigada e parabens por divulgar boas músicas.
Júnia - BH