terça-feira, 23 de junho de 2009

ROSEMARY: A GAROTA DA MANGUEIRA!


Cresci e nunca me esqueci de um numero musical do programa Fantástico, da Rede Globo, onde a cantora Rosemary aparece cantando uma composição feita especialmente para ela, escrita por Roberto Carlos e Erasmo Carlos nos anos 80 chamada “Jóia Rara’, me parecia coisa de amigos muito próximos e queridos.

Acredito que estava certo, afinal recentemente ouvi novamente falar da cantora quando Roberto Carlos, para comemorar seus 50 anos de carreira, reúne 20 cantoras para interpretar suas canções no Teatro Municipal de São Paulo e fez questão de que Rosemary estivesse entre elas.

Ao ver noticias do rei pedindo a participação da cantora Rosemary em show comemorativo lembrei-me novamente da cantora e pus-me a procurar o que havia acontecido com sua carreira desde aqueles tempos de números musicais no programa Fantástico, e para minha grata surpresa descobri que a cantora tinha um DVD lançado cujo titulo é: “Rosemary em Mulheres da Mangueira”.

O Brasil inteiro sempre soube que Rosemary adora desfilar na Mangueira verde e rosa, sempre no chão como passista, pra mim sempre pareceu uma filha da Zona Sul carioca apaixonada excentricamente pela escola de samba, isso posto minha curiosidade em ver o tal DVD só aumentou,até que encomendei-o.

Confesso que me surpreendi em descobrir que Rosemary havia se transformada numa militante pelos direitos da classe artística junto ao Ministério da Cultura e que fez o registro de um belo projeto que dá visibilidade as mulheres que fizeram e fazem a história da grande escola de samba carioca.

O DVD trás uma seleção impecável de sambas em homenagem a Mangueira. Temos lá composições de Paulinho da Viola, Arlindo Cruz, Chico Buarque, Erasmo Carlos e participações em duos com Rosemary de Beth Carvalho e Dudu Nobre, o projeto deu origem ao CD de mesmo nome que conta com participações do próprio Chico Buarque e de Zeca Pagodinho.

Essa garota da época da Jovem Guarda mostrou que é uma artista lutadora e tem uma garra que merece ser respeitada por todos que amam nossa música. Com belo cenário e figurinos caprichadíssimos, Rosemary nos mostra que Roberto Carlos tem razão em conservar o encantamento por ela, afinal é de garotas assim que não só a Mangueira mas o Brasil precisa e muito.




Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

4 comentários:

ESDRAS R. NOBRE disse...

Fantástico sim, o dvd de Rosemary em Mulheres da Mangueira. Comprei o meu e estou curtindo muito. Ela canatando cada vez melhor e mais bonita ainda. Parabéns!!!!!!

ESDRAS R. NOBRE disse...

Fantástico, sim... o dvd de Rosemary em Mulheres da mangueira! Comprei o meu e estou curtindo muito! A voz melhor ainda e sua beleza...parabéns.

ESDRAS R. NOBRE disse...

fantástico o dvd de Rosemary!!! Parabéns.

ESDRAS R. NOBRE disse...

Cantandocada vez melhor e mais bonita a cantora Rosemary, está muito bem no novo dvd "Rosemary em Mulheres da Mangueira". Parabéns pela matéria.