segunda-feira, 18 de maio de 2009

VANESSA DA MATA: LEVEZA E ALEGRIA EM PARATY!


Vanessa da Mata aproveitou o verão de 2008 e gravou em novembro de 2008 seu primeiro DVD na cidade de Paraty no Rio de Janeiro, cenário melhor não poderia existir para a cantora e compositora que se declara avessa a gravações ao vivo.

Associada a um canal de televisão à cabo Vanessa da Mata montou o palco ao lado da Igreja Matriz da cidade de Paraty, e na realidade nada teve que pagar pelo cenário que é lindo por natureza, juntou músicos como Davi Moraes e os jamaicanos Sly Dunbar e Robbie Shakespeare, e pronto! Um belo espetáculo foi apresentado.

Devo confessar que, a meu ver, o publico não pareceu corresponder à empolgação e alegria de Vanessa da Mata, talvez pela distância dos centros urbanos paulista e carioca onde a cantora junta grande publico. Ela não contou com fãs de verdade, ou talvez os que lá estiveram ficaram catatônicos com a beleza da cantora.

Isso mesmo! Vanessa da Mata esta cada dia mais bela, beleza que deve embevecer o publico dos vários países do mundo por onde tem passado com sua musica. No DVD podemos ver fragrantes destas viagens e um duo com Ben Harper numa das apresentações pelo mundo.

Pode causar estranheza as interpretações de algumas canções de Vanessa da Mata para os que estão acostumados com o CD “Vermelho”, ao vivo, de fato, a voz da cantora é diferente e em algumas canções ganham até mesmo outro tom, mas a leveza com que se desloca pelo palco, mais a simpatia que emana faz com que nem percebamos esses pormenores De fato Vanessa da Mata parece ser uma pessoa muito feliz.

O que tem de bela tem de audaciosa. Ela gravou ao vivo, enfrente a uma platéia repleta e emoldurada por cenário impar, um dos clássicos da canção popular brasileira, nada menos que “As Rosas Não Falam” e respirando fundo e apaixonadamente podemos dizer que não fez feio.

O DVD é o primeiro desta cantora e compositora e deixa a sensação de que ela deveria ter registrado outros trabalhos porque tem presença de palco única, e sobretudo um bom gosto extremado.

Vanessa da Mata deixa para lá de evidente que nada no mundo é mais belo do que a Música Popular Brasileira. Salve! Salve a Beleza de Vanessa!


Paulo Gonçalo dos Santos
Historiador / Pesquisador de MPB
paulogoncalo@uol.com.br

Andre L. M. Menezes
Revisão Afetiva

Nenhum comentário: